O município de Tucuruí vai investir no videomonitoramento em pontos estratégicos para tentar combater o crime e nesta quinta-feira (11) técnicos realizaram a instalação das primeiras câmeras do sistema na avenida Raimundo Veridiano Cardoso. As câmeras de monitoramento agora serão testadas como piloto no acompanhamento monitorado e nos próximos dias a empresa deverá expandir a instalação das câmeras em outros pontos da cidade.

No total serão instaladas 50 câmeras em diversos pontos da cidade, visando a dar maior sensação de segurança e a tranquilidade aos moradores da cidade. A câmeras são de última geração e geram imagens em infravermelhos. Com a instalação do sistema,Tucuruí será um dos poucos municípios do Pará a contar com uma Central de Monitoramento de última geração para auxiliar o combate ao crime.

Conforme Pedro Paulo Barata, secretário de Apoio à Segurança Pública, a Prefeitura de Tucuruí, iniciou os trabalhos de instalação e testes das câmeras de monitoramento de segurança pública para coibir ainda mais as ações de bandidos.

De acordo com o secretário, o investimento é em qualidade de vida por meio da segurança pública. O sistema vai ajudar na prevenção de acidentes e coibir assaltos.

Recentemente, o prefeito Bena Navegantes esteve em Belém conversando com o Comande Geral da Policia Militar para que seja finalizado o convenio e definido os papéis dos agentes de segurança. Uma Central de Monitoramento será instalada dentro do quartel do 13º Batalhão de Polícia Militar de Tucuruí.

A instalação das câmeras ainda está em fase de contratação da empresa por meio licitação. O valor global do investimento não foi divulgado mas o projeto prevê que os equipamentos serão espalhados pelas principais ruas e avenidas da cidade. O secretário de segurança pública espera que o sistema ajude a diminuir a criminalidade.