Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 04 de February de 2026
Sistema Floresta

Detran do Pará registra mais de 290 CNHs automáticas em menos de 24 horas

Por Floresta News
Publicado em 12 de janeiro de 2026 às 22:26H

Compartilhe:
Marcelo Lellis / Ag. Pará
Marcelo Lellis / Ag. Pará

Renovação e emissão de Carteiras de Habilitação definitivas, sem custo, são feitas com base em novos critérios da Senatran

Em menos de 24 horas, o Pará emitiu 291 renovações e quatro Carteiras Nacional de Habilitação definitivas automáticas, sem nenhum custo para o condutor. A renovação automática da CNH foi iniciada na tarde da última sexta-feira (9), pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A primeira paraense a ter o documento renovado automaticamente foi Daciana Tomé da Silva, de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

De acordo com as novas regras, em 2026 o motorista classificado como “bom condutor” pode renovar a habilitação, ou ter a carteira definitiva emitida diretamente pela Senatran, sem pagar nenhuma taxa. Para isso, não pode ter multas ou infrações nos últimos 12 meses seguidos, e estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC). É uma espécie de premiação ao motorista responsável, que conduz o veículo dentro das normas de trânsito.

Antes, ao renovar a CNH, o usuário precisava pagar uma taxa ao Detran e realizar os exames obrigatórios. Agora, com as novas regras, a própria Senatran controla a data do vencimento e emite instantaneamente a versão digital da Carteira. O usuário é avisado da emissão automática por meio do aplicativo CNH do Brasil. O mesmo ocorre com a emissão da Carteira definitiva. Caso o condutor queira o documento impresso deverá solicitar ao Detran, mediante o pagamento da taxa. Atualmente, qualquer motorista pode dirigir apenas com a CNH digital no celular sem ter problema com a fiscalização. 

Selo – O Detran-PA esclarece que todo o processo é realizado pelo sistema da Senatran. Quando o documento vence, a atualização é feita diretamente na base nacional. Além da renovação do documento, os condutores beneficiados passam a receber o selo de Bom Condutor, que fica visível no aplicativo como forma de reconhecimento pelo comportamento exemplar.

“Pedimos aos condutores do Pará que fiquem atentos a essas mudanças que vêm sendo adotadas pela Senatran para que dirijam com prudência e responsabilidade, de forma que todos possam usufruir desse benefício, que é prático e sem custo para o bom motorista”, ressalta a diretora-geral do Detran, Renata Coelho.

com informações de Agência Pará

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend