Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 04 de February de 2026
Sistema Floresta

Mais de 450 mil estudantes retornam às aulas na rede pública estadual

Por Floresta News
Publicado em 02 de fevereiro de 2026 às 16:42H

Compartilhe:

Desde 2019 a rede estadual vem recebendo investimentos em infraestrutura, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem. Já foram entregues 176 escolas totalmente construídas ou reconstruídas

A rede pública estadual de ensino retomou as aulas nesta segunda-feira (2), com o retorno de mais de 450 mil estudantes às salas de aula, distribuídos em mais de 950 escolas em todo o Estado.

O secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, destacou que a rede foi preparada para o início do ano letivo. “Estamos iniciando o ano letivo com a rede preparada, escolas estruturadas e profissionais qualificados, garantindo acolhimento e qualidade no ensino para nossos estudantes.”

Em diversas escolas do Estado, os estudantes foram recepcionados com muita alegria, apresentações culturais, danças, café da manhã e mensagens de incentivo, marcando o início do ano letivo de forma acolhedora e festiva.

O ano letivo da rede estadual foi preparado por meio da Jornada Pedagógica, que envolveu equipes técnicas e pedagógicas de todas as escolas. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as práticas de ensino, promover a troca de experiências e valorizar os servidores da educação.

O primeiro bimestre será de 02 de fevereiro a 17 de abril; o segundo de 22 de abril a 3 de junho. Já as férias escolares acontecerão de 06 de julho a 02 de agosto, com todos retornando para o terceiro bimestre de 3 de agosto a 08 de outubro. Por fim, o quarto bimestre acontecerá de 13 de outubro a 23 de dezembro.

Pais e estudantes sendo recebidos na Escola Dr. José Márcio Ayres, em Belém
Pais e estudantes sendo recebidos na Escola Dr. José Márcio Ayres, em Belém

Avanços na Educação paraense – O Governo do Estado vem realizando uma série de investimentos desde o início da gestão, que têm garantido à rede estadual uma infraestrutura cada vez mais moderna, adequada e tecnológica, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem em todo o Pará. Já foram entregues 176 escolas totalmente construídas ou reconstruídas. 

Em todo o Estado, já foram distribuídos 36 mil Chromebooks para estudantes e 17.500 para professores, além da instalação de antenas Starlink em 1.650 escolas e anexos rurais, ampliando o acesso à conectividade, inclusive em regiões mais distantes.

A educação ambiental também é prioridade no Pará. Desde 2024, a rede estadual passou a ofertar o componente curricular Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima em 100% das escolas, em todas as etapas de ensino, tornando o Estado pioneiro nessa iniciativa. A política já resultou na produção de mais de 50 materiais pedagógicos regionalizados e na formação de 5.200 professores, em 2025.

Outro avanço importante é a implantação dos Centros de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb). Ao todo, já são seis centros em funcionamento, localizados nas escolas Augusto Meira, Cordeiro de Farias e Mestra Idalina, em Belém; Celso Rodrigues, em Santo Antônio do Tauá; Eriberto Jasper, em Tailândia, e Maria das Graças Balbino Corrêa, Ipixuna do Pará, fortalecendo práticas pedagógicas inovadoras e sustentáveis.

com informações de Agência Pará

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend