Por Floresta News
Publicado em 23 de junho de 2026 às 00:23H

A rodovia Transcametá (BR-422), na altura do km 19, nas proximidades da Aldeia Trocará, segue totalmente interditada desde de segunda-feira (22). O bloqueio foi iniciado por volta das 5h da manhã por indígenas que reivindicam melhorias nas estradas de acesso às aldeias e a entrega de veículos prometidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) permanece no local acompanhando a manifestação, garantindo a segurança dos envolvidos e dos usuários da rodovia, além de atuar na interlocução entre as lideranças indígenas e o órgão federal.
Nossa equipe de reportagem conversou com lideranças indígenas que participam do movimento. Segundo os manifestantes, uma videoconferência foi realizada com representantes do DNIT ao longo do dia, mas as propostas apresentadas não atenderam às expectativas da comunidade.

De acordo com o cacique Pirá Asurini, a principal reivindicação é que representantes do DNIT compareçam presencialmente à aldeia para discutir e encaminhar soluções para demandas pendentes do Plano Básico Ambiental (PBA). Enquanto isso não acontecer, o bloqueio será mantido.

Os indígenas seguem permitindo apenas a passagem de veículos em situações de emergência médica. Até o momento, não há prazo para a liberação da rodovia.

A PRF continua acompanhando a situação no local e orientando os motoristas que precisam trafegar pelo trecho interditado.
(Floresta News)