Por Floresta News
Publicado em 21 de setembro de 2026 às 01:06H

O Festival Paralímpico Loterias CAIXA 2026 foi realizado no sábado (19), no Ginásio Poliesportivo Esmaelino Pontes, em Tucuruí, reunindo crianças e jovens em uma manhã de atividades esportivas, recreativas e de inclusão.
A programação faz parte de uma iniciativa nacional promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que busca proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer e vivenciar modalidades paralímpicas de maneira lúdica e inclusiva.







Em Tucuruí, a ação teve como núcleo responsável a Associação dos Deficientes Visuais e Amigos do Sudeste do Pará, instituição selecionada pelo CPB para sediar o festival no município.
Durante as atividades, os participantes puderam ter contato com o esporte paralímpico e vivenciar experiências que estimulam a integração, a participação e o respeito às diferenças.

A edição de 2026 acontece simultaneamente em 149 sedes, distribuídas por 115 cidades das 27 unidades federativas, com cerca de 35 mil crianças e jovens inscritos. Entre as modalidades oferecidas estão atletismo, vôlei sentado, bocha, badminton, goalball, basquete em cadeira de rodas, judô e tênis de mesa, entre outras.
Criado em 2018, o Festival Paralímpico vem ampliando sua presença no país e passou a contar com duas edições anuais a partir de 2023. A proposta é aproximar crianças e jovens do esporte paralímpico e contribuir para a difusão do movimento paralímpico em todo o Brasil.