Comando da Madrugada
Floresta
00:00H
05:00H
Ao Vivo
Comando da Madrugada
Tucuruí, 21 de May de 2025
Sistema Floresta

Autoridades do Estado sobrevoam áreas alagadas

Por Correio de Carajás
Publicado em 06 de janeiro de 2022 às 16:21H

Compartilhe:

O Rio Tocantins chegou nesta quinta-feira (6) ao nível de 11,68 metros acima do normal e segue desabrigando famílias nas áreas ribeirinhas de Marabá. Nesta manhã, enviado pelo governo do Pará, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Hayman Souza, também coordenador estadual de Defesa Civil, sobrevoou as áreas alagadas na companhia do secretário Regional de Governo, João Chamon. O objetivo é ter exata noção das áreas afetadas e extensão dos estragos para basear o plano de ação em apoio ao Município.

Secretário regional João Chamon e o coordenador da Defesa Civil, Cel. Hayman

Também participaram do sobrevoo o comandante do CPR-II da Polícia Militar, coronel PM David Sarah e o coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, cel. BM Benjó. Eles estavam a bordo do helicóptero Guardião 5, do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública (Graesp).

No sobrevoo, a comitiva passou por sobre a Marabá Pioneira, em especial os bairros Santa Rosa e Santa Rita, os mais afetados pela enchente até o momento. Também verificaram a situação do transbordamento do Rio Itacaiúnas nos bairros Amapá, Independência e Folha 33, esta na Nova Marabá.

CALHA DO TOCANTINS

A equipe também percorreu toda a calha do Rio Tocantins, de Marabá a Tucuruí, passando por Itupiranga, e teve noção da imensa quantidade de água neste momento, por meio do transbordamento em vários pontos.

Do lago de Tucuruí, sobrevoaram a barragem da Usina Hidrelétrica (UHE), onde 20 das 23 comportas já estão abertas, liberando água a pleno, para a jusante do rio. Essa operação começou ainda na segunda-feira, dia 3 de janeiro, primeiramente com apenas cinco comportas do vertedouro.

O coronel BM Hayman Souza continua em Marabá e nesta sexta-feira, juntamente com o secretário de Estado João Chamon, terá uma reunião com o prefeito Tião Miranda no Gabinete da Prefeitura para novos alinhamentos. O chefe da Defesa Civil estadual disse que o Estado deve mandar mantimentos como: colchões, redes e 2.500 cestas básicas para serem distribuídas aos desabrigados da cidade, parte disso já na semana que vem.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Comando da Madrugada
Floresta
00:00H
05:00H
Send this to a friend