Som dos Bares
Ranieri Jr.
20:00H
21:00H
Ao Vivo
Som dos Bares
Tucuruí, 19 de May de 2025
Sistema Floresta

Forma Alepa realiza capacitação em Tucuruí

Por Floresta News
Publicado em 14 de maio de 2022 às 11:59H

Compartilhe:

O Forma Alepa/Elepa Itinerante, que ocorre na região do Lago do Tucuruí até este sábado (14), contou nesta sexta-feira (13) com três assuntos que colaboram com o trabalho dos servidores públicos da localidade. O primeiro deles foi ministrado pela deputada professora Nilse Pinheiro, primeira secretaria da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e Procuradora Especial da Mulher da Casa de Leis.

Foto: Celso Lobo (AID/Alepa)

O Forma Alepa é um projeto do Poder Legislativo. Leva capacitação e aperfeiçoamento profissional, por meio da Escola do Legislativo. A ação é toda coordenada pela diretora Betânia Fidalgo e está em andamento desde agosto de 2021.

Ananindeua, na região metropolitana de Belém, foi o primeiro município a receber o projeto. Desde então, a Escola do Legislativo Estadual tem proporcionado temas que regem o dia a dia de quem trabalha para a população: o servidor público.

A deputada professora Nilse Pinheiro falou da “Importância da Procuradoria da Mulher nos municípios”. A procuradoria especial da mulher da Alepa foi criada em setembro de 2019, por meio do Projeto de Resolução 24/2019, de autoria da deputada professora Nilse Pinheiro.

Deputada Nilse Pinheiro

É instrumento de proteção dos direitos das mulheres paraenses dentro do Poder Legislativo. Entre suas atribuições destacam-se zelar pela participação mais efetiva das deputadas nos órgãos e nas atividades da Alepa; fiscalizar programas do Governo do Estado e Federal; receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher; cooperar na promoção dos direitos da mulher.

“É com muita alegria que estamos em mais uma edição desse projeto que tem crescido. Temos o compromisso em compartilhar o nosso conhecimento e, enquanto procuradora especial da mulher da Alepa, falo da necessidade da criação de uma procuradoria da mulher nos municípios do Pará. Contribuo com esse tema e tenho certeza que os municípios presentes ganham. Ontem foi assinado o termo de cooperação técnico e quem ganha é o servidor público que deseja crescer em conhecimento, em excelência profissional”, disse a deputada professora Nilse Pinheiro.

André Luiz  do Amaral, assessor técnico-jurídico da Alepa, falou de “Propaganda eleitoral em 2022: limites à liberdade de expressão e combate à fake news”.

“Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento e de expressão. Esse direito compreende a liberdade de buscar, receber e difundir informações e ideias de toda natureza, sem consideração de fronteiras, verbalmente ou por escrito, ou em forma impressa ou artística, ou por qualquer outro processo de sua escolha”, disse o palestrante, ele ainda ao iniciar sua fala sobre liberdade de pensamento e de expressão.

A relação entre democracia e liberdade de expressão é de um recíproco condicionamento e assume um caráter complementar, de modo que, embora, democracia na maioria das vezes signifique mais liberdade de expressão e vice-versa.

André Luiz do Amaral explicou também que “o objetivo da liberdade de expressão é, em parte, fomentar a autonomia política; uma democracia em bom funcionamento não é possível a menos que as pessoas possam dizer o que pensam, mesmo que seus pensamentos sejam falsos”.

As Fake news, conhecidas como notícias falsas e mentirosas, foram destacadas para o público. Suas características facilitam a desinformação na internet. Elas geram possibilidade de qualquer pessoa criar um jornal independente e difundir informação nas redes; uso massificado de redes sociais como facebook, whatsApp e instagram; interconexão massiva permitindo que várias pessoas sejam atingidas por uma publicação; anonimidade e a polarização da esfera pública, que gera um contexto ideal para a aceitação sem grandes questionamentos de notícias que corroborem narrativas favoráveis à posição política do receptor.

Diego Martins Estácio

“Câmaras municipais: pontos de controle em prestação de contas”, foi o último tema, ministrado por Diego Martins Estácio, auditor de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM/PA). O propósito da prestação de contas assegura a transparência e a responsabilidade na administração pública, bem como dar suporte às decisões de alocação de recursos, promover a defesa do patrimônio público e, sobretudo, informar as pessoas, que são os usuários dos bens e serviços produzidos pela administração pública e principais provedores dos recursos para o seu funcionamento.

“O TCM/PA busca colaborar com o trabalho do gestor, dos servidores públicos, mas é importante que todos que trabalham com prestação de contas entendam que é preciso ficar atento ao prazo do TCM/PA”, disse. “Toda e qualquer prestação de contas tem prazos que devem ser respeitados. Um dos pontos que mais leva o gestor a ter a prestação de conta reprovada, é o processo licitatório executado de modo errado”, complementou.

Tássia Góes

ássia Góes, 30 anos, é moradora de Tucuruí há 6. “Trabalho na secretaria de administração da prefeitura de Tucuruí desde 2018 e ainda não tinha tido a oportunidade que a Alepa traz até nossa região. Parabenizo a Alepa pelas palestras que me ajudarão a fazer meu trabalho com mais eficiência”, disse ela sobre o projeto da Alepa.

Com informações Ascom Alepa

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Som dos Bares
Ranieri Jr.
20:00H
21:00H
Send this to a friend