Momentos de Louvor
Assembléia de Deus
06:00H
07:00H
Ao Vivo
Momentos de Louvor
Tucuruí, 20 de May de 2025
Sistema Floresta

Preparação das urnas começa no Pará

Por Floresta News
Publicado em 20 de setembro de 2022 às 10:07H

Compartilhe:

O Tribunal TRE do Pará abriu oficialmente no dia 17/09 e segue até o dia 24 deste mês a etapa de Preparação de Urnas que serão utilizadas no 1º Turno das Eleições 2022, em 02 de outubro, em todo o Estado. No domingo (18), a chamada Cerimônia de Geração de Mídias, quando são inseridos os sistemas: operacional, de votação e de justificativa nas urnas, ocorreu no Depósito de Urnas, em Ananindeua, contemplando a 43a Zona Eleitoral (ZE), a maior do Pará, com 175 mil eleitores e 461 seções. Na ocasião, as 530 urnas também foram auditadas.

Nesta segunda-feira (20), ocorreu a preparação das urnas da 30ª ZE (Belém). Na terça-feira (20), será feita a preparação da 73ª ZE e da 1a (ambas Belém). Dia 21, da 78ª ZE (Marituba); dia 22 da 78a ZE (Marituba) e da 98ª ZE (Belém). Dia 23, da 29ª ZE e da 95a ZE (ambas em Belém) e no dia 24, da 72a ZE (Ananindeua). No dia 18, a preparação foi das zonas 28ª e 96ª, de Belém.

A Preparação está ocorrendo sempre a partir das 8h, no Depósito de Urnas do TRE, em Ananindeua. Nas Zonas Eleitorais do interior do estado, a preparação começou no dia 18 e segue até o dia 24, nas próprias sedes das zonas ou nos postos de atendimento eleitoral.

No domingo, a cerimônia contou com a presença da presidente do TRE do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; do juiz eleitoral da Corte do TRE do Pará, Diogo Condurú, da juíza da 43a ZE, Rosa Maria Moreira da Fonseca; do diretor geral do TRE, Felipe Brito; do secretário de Tecnologia da Informação, Alessandro Cruz e do chefe de cartório da 43a ZE, Manuel Carlos Filho. O evento contou ainda com a presença de dois representantes da Equipe das Forças Armadas de Fiscalização e Auditoria do Sistema Eletrônico de Votação, o Major Márcio Antônio Amite e o Capitão Heitor Albuquerque Vieira; do representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB/PA), Afonso Lobato, além de um representante do Ministério Público Eleitoral (MP) e da imprensa.

A desembargadora ressaltou aos presentes que a Preparação de Urnas é mais uma etapa para que as eleições ocorram conforme estão sendo planejadas. “Tudo deve transcorrer com tranquilidade para que a eleitora e o eleitor possam exercer o seu direito ao voto. Estamos trabalhando com o apoio das Forças de Segurança Pública para que tudo ocorra dentro da normalidade”, disse. Ela também destacou algumas mudanças que foram implementadas nas urnas. “Agora a eleitora e o eleitor vão ter alguns segundos para confirmar o número dos seus candidatos”, informou.

A presidente do Tribunal reforçou ainda que a Justiça Eleitoral vem trabalhando intensamente para que a votação possa ocorrer de forma célere. “Mapeamos os locais em que ocorreram os maiores atrasos nas eleições de 2018 e estamos trabalhando intensamente nesses pontos e, ao mesmo tempo, orientando a eleitora e o eleitor a levarem no dia da votação o seu lembrete com o nome dos seus candidatos”, enfatizou.

A juíza eleitoral da 43a Zona Eleitoral, Rosa Maria Moreira da Fonseca destacou que a Preparação de Urnas é uma etapa que sempre ocorre nas eleições. “A novidade é que a auditoria para verificar a integridade e a autenticidade das urnas era feita em apenas uma única urna. Este ano, estamos fazendo em 3% delas, que na 43a Zona Eleitoral equivale a um total de 14 urnas”, detalha. Ela informou ainda que, este ano, serão usadas 530 urnas nesta ZE, destas 461 vão para a votação e 69 são de contingência.

Fiscalizadoras

A Cerimônia de Preparação das Urnas é pública e as chamadas entidades fiscalizadoras são convidadas a acompanhar todo o processo. No domingo, estiveram presentes além de um representante do MP Eleitoral, um representante do Exército, um da Força Aérea Brasileira e um da OAB/PA. O secretário-geral da OAB/PA, Afonso Lobato destacou que é importante que esse processo possa ser acompanhado por todos. “É uma etapa fundamental do processo eleitoral no qual confiamos 100%, por isso a nossa expectativa é a de que tenhamos uma eleição tranquila e que seja feita a vontade do eleitor nas urnas”, reforçou.

Como é feita a preparação da urna?

É por meio da chamada Mídia de Carga que todos os dados e aplicativos necessários são inseridos na urna eletrônica, incluindo-se a Mídia de Votação e a Mídia de Resultado de Votação; realiza-se ainda o auto teste dos componentes da urna; e por último é feita a reinicialização do sistema para verificar se a configuração ocorreu com sucesso.

As urnas configuradas são então lacradas. Os lacres serão assinados pelo juiz eleitoral, bem como pelas autoridades e partidos presentes. Cada jogo ou cartela de lacres possui um número devendo-se utilizar em cada urna os lacres de um mesmo jogo. E junto ao extrato de carga que será anexado à ata da audiência é colada a etiqueta de numeração do jogo de lacres utilizado na urna.

Antes da lavratura da ata, os lacres não utilizados são acondicionados em envelope, que é lacrado com a assinatura dos presentes e fica sob a guarda da zona eleitoral para preparação de urnas supervenientes (como ocorre no caso de urnas sorteadas para a Auditoria da Votação Eletrônica e que precisam ser substituídas).

Com informações da Ascom TRE do Pará

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Momentos de Louvor
Assembléia de Deus
06:00H
07:00H
Send this to a friend