Bom Dia
Marcelo Bulhões e Juliane Santos
07:00H
09:20H
Ao Vivo
Bom Dia
Tucuruí, 19 de May de 2025
Sistema Floresta

PF inutiliza balsa de garimpo em terra Kayapó

Por Floresta News
Publicado em 13 de agosto de 2024 às 00:33H

Compartilhe:

Responsável foi identificado e será indiciado

Redenção/PA. A Polícia Federal, com apoio da Funai, deflagrou, no sábado (10/08), operação de combate a crimes ambientais e de extração ilegal de ouro na Terra Indígena Kayapó, município de Ourilândia do Norte/PA. Esta é a sétima ação da PF nessa TI, desde maio deste ano.

A Polícia Federal encontrou uma balsa de garimpo de ouro estacionada no Rio Fresco, próximo ao encontro com o Rio Branco, dentro da TI Kayapó. A embarcação, com custo estimado de R$ 250 mil, foi inutilizada no local, haja vista a impossibilidade de sua remoção. Também foram apreendidos uma caminhonete e um barco tipo voadeira, de cinco metros, com motor de 15 hp.

Um homem, que estava no local, foi identificado como dono do garimpo fluvial e responderá a inquérito policial.

No momento da abordagem, três pessoas estavam na embarcação, realizando ajustes e preparando o reabastecimento. Uma delas é cozinheira, esposa do dono da balsa.

A TI Kayapó faz parte da lista de terras indígenas a sofrerem desintrusão por ordem do STF (ADPF 709/2020) e é uma das terras indígenas mais devastadas do país pela ação indiscriminada dos garimpeiros.

Ao longo dos últimos anos, a Polícia Federal tem combatido crimes nessa área indígena, já tendo realizado diversas operações, mas os infratores insistem no crime.

A ação de sábado dá continuidade a uma série de operações programadas para serem realizadas pela Polícia Federal ao longo do ano, que irão anteceder à desintrusão determinada pelo STF.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Redenção

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Bom Dia
Marcelo Bulhões e Juliane Santos
07:00H
09:20H
Send this to a friend