Comando da Madrugada
Floresta
00:00H
05:00H
Ao Vivo
Comando da Madrugada
Tucuruí, 19 de May de 2025
Sistema Floresta

Pará vai ter novo Programa de Regularização Fiscal 

Por Floresta News
Publicado em 23 de outubro de 2024 às 08:35H

Compartilhe:

Alepa já iniciou a votação do Prorefis. Programa permite a redução dos juros e das multas em até 95% para contribuintes de impostos e da taxa mineral

O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa do Pará um Projeto de Lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (Prorefis), que permite a redução dos juros e das multas em até 95% para contribuintes de impostos e da taxa mineral. 

Nesta terça-feira, 22, as Comissões de Fiscalização Financeira e Orçamentária (CFFO) e de Constituição e Justiça e de Redação Final (CCJRF) aprovaram, em reunião conjunta, o projeto do Poder Executivo que institui o Prorefis. 

“O objetivo do Projeto de Lei é permitir que as empresas se regularizem perante a Fazenda Pública estadual e que o Estado do Pará mantenha o seu equilíbrio fiscal, possibilitando o contínuo desenvolvimento da economia paraense”, informou o Governo na justificativa à Alepa. 

Foto: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

O Prorefis tem autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) por meio do convênio ICMS 107/2024. O Programa deve vigorar por um mês – de 1º a 29 de novembro – e permitirá o pagamento de débitos do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS); Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD); Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) e da Taxa de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM) com descontos entre 95% e 50%, no pagamento integral, ou o parcelamento em até 60 meses. 

Serão abrangidos no Programa os créditos relativos a fatos geradores que tenham ocorrido até 30 de abril de 2024, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ainda que ajuizados.

Foto: Balthazar Costa – Alepa

Floresta News – com as informações de Ana Márcia Pantoja (SEFA)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Comando da Madrugada
Floresta
00:00H
05:00H
Send this to a friend