Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 13 de December de 2025
Sistema Floresta

Bases Fluviais apreendem mais de 2 toneladas de drogas e registram mil abordagens no Pará

Por Floresta News
Publicado em 11 de julho de 2025 às 17:38H

Compartilhe:

Números da fiscalização das Bases Integradas vinculadas à Segurança Pública e Defesa Social (Segup) se referem ao primeiro semestre deste ano

A estratégia assertiva de segurança pública por meio das Bases Integradas Fluviais, vinculadas a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), segue garantindo resultados expressivos nas ações desenvolvidas na malha fluvial do Pará.

No primeiro semestre de 2025, as ações contabilizaram 1.129 abordagens a embarcações, 2 toneladas de drogas apreendidas e 26 prisões em flagrante, por meio das fiscalizações realizadas diariamente por equipes das Bases “Antônio Lemos” e “Candiru”, instaladas nas regiões do Marajó e Baixo Amazonas.  

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, comentou sobre os resultados. “Fechamos o primeiro semestre da atuação das Bases Fluviais Integradas no Pará, a Base “Candiru” em Óbidos; a base “Antônio Lemos” no Marajó, com resultados fantásticos, tendo a apreensão de duas toneladas de drogas, mais de duas toneladas de pescados transportados ilegalmente”, disse.

“Além disso, realizamos a apreensão de 11 armas de fogo, tivemos 52 presos nesse período, sendo 26 por mandado de prisão e 26 por prisões em flagrante delito. Além disso, outras ações de fiscalização na área aduaneira com auxílio da Secretaria de Fazenda, junto a Adepará também, entre outras ações, para que a gente possa, cada vez mais, estar presente nos Rios de Pará reduzindo a criminalidade e garantindo a segurança de quem mora nas áreas ribeirinhas e quem utiliza a malha fluvial”, afirmou Ualame. 

Resultados no 1º semestre 

De janeiro a Junho de 2025, a Base Fluvial ‘Antônio Lemos’, instalada na margem direita do Rio Tajapuru, em Breves no arquipélago do Marajó; e a Base Fluvial ‘Candiru’, no estreito do Rio Amazonas, em Óbidos, no Baixo Amazonas, apreenderam 2.000,43 kg de drogas, 2.000 kg de pescado e 839,81m³ de madeira.  

No mesmo período, foram feitas 26 prisões em flagrante e cumpridos 26 mandados judiciais, além da apreensão de 11 armas de fogo, 27 munições e 28 aparelhos celulares. E ainda a apreensão de 25 veículos. Também foram realizadas 1.129 abordagens a embarcações. 

Mais investimentos

Para ampliar, fortalecer e completar a estratégia das Bases Fluviais, O Governo do Pará, por meio da Segup, vai entregar, no segundo semestre de 2025, a terceira Base Fluvial nominada “Baixo Tocantins”. Ela será instalada no furo do Capim, zona rural do município de Abaetetuba, próximo a Barcarena, cobrindo portos fluviais e estratégicos do Pará no combate à criminalidade.

“Nós vamos ampliar a atuação das bases fluviais com a inauguração da terceira Base Integrada Fluvial, que ficará próximo ao Furo do Capim, no limite dos municípios de Abaetetuba e Barcarena, para que a gente possa completar essa estratégia fluvial e assim poder garantir ainda mais a segurança dos nossos rios e dos paraenses”, concluiu o titular da Segup. 

Com o objetivo maior de garantir a presença do Governo do Pará em áreas estratégicas, para garantir maior seguranças às populações das regiões ribeirinhas, com fiscalizações contínuas , as Base Fluviais cumprem missões importantes, como parte do Sistema de Segurança Pública do Estado, na vasta malha fluvial paraense.

com informações de Agência Pará

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend