Por Floresta News
Publicado em 21 de julho de 2025 às 11:30H

Uma mulher foi autuada em flagrante na noite da última sexta-feira (18) por falsidade ideológica ao se passar por advogada durante o registro de uma ocorrência na 16ª Seccional Urbana de Santarém, no oeste do Pará.
Segundo informações do delegado plantonista Jair Castro, o caso aconteceu quando a Polícia Militar apresentava um suspeito de receptação na delegacia. Durante o procedimento, a mulher se aproximou do escrivão, afirmando ser a advogada do suspeito. A atitude, no entanto, levantou suspeitas entre os policiais civis e militares que participavam do registro.
“Ela estava acreditando que aqui é terra de cegos”, afirmou o delegado. Ao ser questionada, a mulher não apresentou a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — documento obrigatório para o exercício da profissão — e ainda forneceu o número de inscrição de um advogado real, mas que atua no estado da Bahia.
Além de se identificar falsamente como advogada, ela tentou pressionar a guarnição policial, acusando os agentes de abuso de autoridade. Diante da conduta, foi autuada por falsidade ideológica e falsa identidade.
O delegado Jair Castro alertou a população para redobrar os cuidados ao contratar serviços jurídicos. “É fundamental confirmar se a pessoa que se apresenta como advogada realmente possui registro ativo na OAB. Isso evita transtornos e possíveis golpes”, orientou.
Ele ainda reforçou que pessoas que tenham sido atendidas ou representadas pela mulher devem procurar a delegacia para contribuir com as investigações.
A suspeita assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e vai responder ao processo em liberdade.