Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 08 de December de 2025
Sistema Floresta

Pará é o 1° Estado do Norte e o 4º do país que mais reduziu os Crimes Violentos Letais 

Por Floresta News
Publicado em 28 de julho de 2025 às 07:02H

Compartilhe:

Dados se referem ao ano de 2024, aponta o Anuário de Segurança Pública

O Pará segue tendo destaque na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que inclui homicídio, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Segundo os dados da 19ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), na última quinta-feira (24), o Pará foi o 1° estado da região Norte e o 4° do país que mais reduziu os casos de CVLI no ano de 2024, ficando atrás apenas da Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 

Em números absolutos, no ano completo de 2023 foram computados 2.110 CVLi, já em 2024 o número reduziu para 1.884, garantindo a preservação de 226 vidas no Pará. Em relação à taxa de CVLI por 100 mil habitantes, o estado saiu de 24,5 em 2023, para 21,6 em 2024. 

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destaca que desde o início da gestão estadual, em 2019, o governo do Pará tem como prioridade os investimentos em segurança e o fortalecimento de ações que contribuam, cada vez mais, para a redução de todos os tipos de crime no território paraense. 

“Mais uma vez o Anuário de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, analisa dados de todos os Estados da federação e atesta a contínua redução de indicadores no Pará. A exemplo dos crimes violentos letais em que o Estado alcançou redução histórica em 2024, o Pará atesta como o quarto estado que mais teve redução do CVLI”, disse o titular da Segup.

Ele acrescentou: “Outro ponto importante de destaque é que o Pará segue fora do ranking das 10 cidades mais violentas do Brasil, como já tivemos antes. Nós sabemos que precisamos melhorar e avançar a cada dia, mas os resultados obtidos demonstram um trabalho integrado, árduo e diuturno das forças de segurança com a presença ostensiva da polícia nas ruas, além da atuação precisa nas investigações qualificadas, que vêm nos ajudando a alcançar e identificar padrões de organizações criminosas e desarticular esses grupos. Esse trabalho integrado com as forças de segurança, reunindo nossos três pilares estratégicos – investimento, inteligência e integração – tem surtido efeito e colocando o Pará entre os estados que mais reduziram a criminalidade no Brasil de forma sistemática”, afirmou Ualame Machado. 

(SEGUP)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend