Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 07 de December de 2025
Sistema Floresta

Forças de Segurança do Pará integram Operação Nacional ‘Shamar’ nesta sexta (1º)

Por Floresta News
Publicado em 01 de agosto de 2025 às 14:58H

Compartilhe:
Foto de Agência Pará
Foto de Agência Pará

Iniciativa de combate a violência doméstica contra a mulher e feminicídio desenvolve ações de conscientização, prevenção e repressão

No mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, o ‘Agosto Lilás’, o Pará por meio do Sistema Estadual de Segurança Pública integra a operação nacional “Shamar”, idealizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é fortalecer as ações preventivas, ostensivas e repressivas em combate a violência doméstica e familiar contra à mulher, e principalmente, os casos de feminicídios.

No Pará, as ações são coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com o Sistema Estadual de Segurança e Defesa Social, desde esta sexta-feira (1º) a 4 de setembro de 2025.

O titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, destaca as ações educativas e preventivas, a exemplo do reforço dos canais de atendimento e do suporte que a mulher pode receber.  

“Reforçamos a importância das ações preventivas e cuidados que a mulher precisa ter não apenas em agosto, mas em todos os meses do ano, com a garantia de seus direitos, liberdade e principalmente sua integridade. Portanto, estamos novamente junto com o Governo Federal e outros Estados, empenhados nas ações da operação “Shamar” para que a gente possa realmente, não só na Região Metropolitana de Belém, mas nas cidades que identificamos o maior número de ocorrências, dar uma resposta e reduzir os indicadores de crimes contra às mulheres”, afirmou o secretário.

Ualame Machado completou: “Nós sempre tivemos como premissa garantir o direito das mulheres e a sua proteção e seguimos trabalhando em prol disso diariamente. Portanto, ao longo dos últimos anos, temos trabalhado de forma integrada na ampliação dos canais de denúncia e no incentivo a elas, além de termos lançado programas especificamente para o atendimento às mulheres, a exemplo do Pró-Mulher Pará, bem como a implantação de novas delegacias especializadas, para que elas tenham um atendimento qualificado e humanizado, se houver a necessidade”, afirmou o titular da Segup. 

Municípios paraenses vão receber ações de prevenção e repressão, onde houver a necessidade de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, e algumas cidades também vão receber reforço de efetivo especializado, a exemplo de Marabá, Breu Branco, Cametá, São Miguel do Guamá, Muaná, Marapanim, Mãe do Rio, Abaetetuba e Capanema, durante o período da operação. 

Para a diretora de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social da Segup, delegada Ariane Santos, a Operação Shamar no Pará se mostra essencial. “As ações desenvolvidas têm o objetivo de proteger as vítimas e promover transformações culturais que combatam as raízes desse problema estrutural em nossa sociedade”.

“A exemplo do que vimos nos jornais e redes sociais recentemente, um episódio lamentável que teve no Rio Grande do Norte, onde uma vítima levou mais de 60 socos. Então, essas práticas nos mostram, ainda, que mesmo a gente fazendo muitas campanhas, muitos trabalhos preventivos e repressivos, infelizmente a violência está aí. Muitas vezes de maneira totalmente inacreditável, de uma forma tão cruel que a gente pode até duvidar que possa existir. Portanto, o principal objetivo do plano atual é oferecer orientações para o desenvolvimento de medidas preventivas, educativas, ostensivas e repressivas por parte dos órgãos participantes, com o intuito de combater, cada vez mais, a violência doméstica e familiar contra a mulher e o feminicídio no Pará”, enfatizou a delegada.

com informações de Agência Pará

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend