Por Floresta News
Publicado em 05 de agosto de 2025 às 15:00H

A Polícia Civil do Estado do Pará, com apoio da Polícia Militar, deflagrou duas operações no município de Pacajá que resultaram na morte de dois suspeitos, apreensão de armas, drogas e na prisão em flagrante de um integrante de facção criminosa. As ações ocorreram nos dias 31 de julho e 5 de agosto de 2025 e visavam combater o crime organizado na região.

Na primeira operação, realizada no dia 31 de julho, equipes da Delegacia de Polícia de Pacajá cumpriram mandado de busca e apreensão expedido no curso da investigação de um duplo homicídio.

Durante a abordagem, o suspeito I.L.S. recebeu os agentes a tiros e foi baleado em confronto. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Isaías era apontado como líder regional da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e suspeito de envolvimento em um homicídio de extrema crueldade. No imóvel onde foi localizado, os policiais apreenderam cinco armas de fogo, entorpecentes (maconha, crack e cocaína), munições, balanças de precisão, celulares, além do celular de uma das vítimas do duplo homicídio e a motocicleta de outra vítima.

Após a operação, surgiram informações sobre ameaças feitas contra os agentes públicos envolvidos, supostamente orquestradas por E. L. S., irmão do suspeito inicial, junto a outros membros da facção. Em resposta, foi deflagrada no dia 5 de agosto a Operação Redoma, com apoio da 9ª RISP, 15ª Seccional de Tucuruí, Delegacia de Homicídios, NAI de Tucuruí, Delegacia de Novo Repartimento e Polícia Militar.
Na nova ação, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos. Durante o cumprimento das ordens judiciais, S.C.P.F, suspeito de fabricar e fornecer armas à facção, foi morto após apontar uma arma contra os policiais. Em outro endereço, F.H.T.G. foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

As operações reforçam o comprometimento da Polícia Civil do Pará com o combate às facções criminosas e à garantia da segurança pública nas regiões mais vulneráveis do estado.
