Por Floresta News
Publicado em 11 de setembro de 2025 às 10:46H

Após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que reconheceu fraude à cota de gênero nas eleições municipais de Tucuruí, foi realizada na terça-feira, 9 de setembro, a recontagem dos votos no Cartório Eleitoral da 40ª Zona.
A medida decorre do julgamento ocorrido em 26 de agosto, quando o TRE-PA decidiu, por unanimidade, dar provimento ao recurso interposto por Rosalvo Afonso Fernandes e reformar a sentença anterior. Com a anulação dos votos do PRD, a nova totalização alterou a composição da Câmara Municipal. O vereador Marcelo Veras Mousinho, conhecido como Chichilim, perdeu o mandato, sendo substituído por Rosalvo Afonso Fernandes, do Progressistas, que obteve 799 votos válidos no pleito de 2024.

Além disso, a alteração na contagem também impactou a posição dos suplentes. Naldo da Tocantins foi promovido a novo suplente.
Em cerimônia realizada na Zona Eleitoral, Rosalvo conhecido popularmente como Rosalvo do Independente recebeu o diploma que o habilita a exercer o cargo de vereador. A solenidade contou com a presença do juiz da 40ª Zona Eleitoral, doutor Pedro Enrico, e do promotor de Justiça, doutor Charles Pacheco, que acompanharam o ato oficial.




(Floresta News – com as informações de @netto_alvves )