Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 07 de December de 2025
Sistema Floresta

Seap inicia operação “Revista Geral” em todas as unidades penais do Pará 

Por Floresta News
Publicado em 10 de outubro de 2025 às 08:36H

Compartilhe:

A ação integra a Operação Círio 2025 e tem como objetivo reforçar a segurança e a tranquilidade no sistema penitenciário durante as festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Com o propósito de fortalecer o controle e a segurança nas 54 unidades penais do Estado, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) deu início, nesta quinta-feira (9), à operação “Revista Geral”. A medida integra o conjunto de ações preventivas do governo do Pará para garantir a ordem e a tranquilidade da população durante a quadra nazarena.

A operação começou no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, que reúne onze unidades prisionais, incluindo o Hospital Geral Penitenciário (HGP), e se estende a todas as demais unidades do Estado.

Participam da ação equipes do Grupo de Ação Penitenciária (GAP), do Comando de Operações Penitenciárias (Cope), do Grupo de Busca e Recaptura (GBR) e policiais penais que atuam diretamente nas casas penais.

O procedimento de revista geral nos blocos e celas foi acompanhado pelo secretário adjunto de Gestão Operacional da Seap, Ringo Alex Rayol Frias, que ressaltou o caráter preventivo da ação. “Estamos checando o ambiente carcerário, verificando os postos de serviço e as condições de ambiência. O objetivo é garantir o cumprimento da pena, prevenir qualquer tipo de subversão da ordem e assegurar o controle efetivo do sistema penitenciário. A revista é essencial para manter a tranquilidade dos policiais penais e o equilíbrio dentro das unidades”, destacou Ringo Alex.

O secretário adjunto lembrou ainda que a operação foi definida em reunião do Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds), realizada na última segunda-feira (6), sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

“A ‘Revista Geral’ tem um efeito positivo imediato: o controle do ambiente prisional pelo Estado e a garantia da paz social à sociedade paraense, especialmente neste período de festividade do Círio, o ‘Natal dos paraenses’”, reforçou.

A comandante do GAP, Eslaine Almeida, informou que operadores estão atuando nos complexos penitenciários de Santa Izabel, Santarém, Marabá e Paragominas. “Não houve nenhuma intercorrência. As revistas seguem dentro do previsto e nada de ilícito foi encontrado. O saldo é positivo”, afirmou.

O capitão Valdo Medeiros, que comanda a equipe do Cope, explicou que o grupamento atua com operadores distribuídos entre as unidades de Ananindeua, Marituba, Santa Izabel, Vitória do Xingu, Abaetetuba, Redenção, Tucuruí e Itaituba.

“Tudo transcorre com normalidade. O Cope está prestando apoio às equipes de plantão, e as revistas seguiram dentro da rotina esperada”, pontuou.

O diretor-geral do Complexo de Santa Izabel, sargento PM Jefferson Leite, destacou que a ação tem caráter preventivo e contribui diretamente para a segurança pública.

“A revista busca evitar qualquer ação subversiva e garantir um Círio seguro para toda a sociedade. O controle do sistema carcerário reflete diretamente na segurança fora dos muros. Por isso, esta ação é estratégica e fundamental”, afirmou.

Já o diretor da Unidade Custodial de Regime Fechado V (UCR V), Willian Nogueira, ressaltou que as revistas preventivas reforçam os protocolos internos da SEAP.

“As ações asseguram a ordem, a disciplina e o cumprimento das normas, especialmente em um fim de semana prolongado como este. Nosso foco é manter a estabilidade e a segurança dentro das unidades”, destacou.

Atuação durante o Círio 2025 

Durante as romarias do Círio de Nazaré, a Seap também atuará com equipes do GBR e da Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (Cime). Segundo Ringo Alex, as equipes vão auxiliar as forças de segurança na fiscalização de pessoas com medidas cautelares alternativas à prisão e no cumprimento de mandados judiciais.

“Além do controle interno nas unidades, estaremos em apoio às demais forças de segurança, em caráter preventivo, para evitar ocorrências reativas e garantir um Círio de paz”, concluiu.

A operação “Revista Geral” segue em andamento em todas as unidades penais do Pará e deve ser concluída até a próxima segunda-feira (13).

com informações de Agência Pará

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend