Por Floresta News
Publicado em 29 de outubro de 2025 às 16:19H

Em funcionamento há 3 anos, o programa garante proteção, orientação e acolhimento para mulheres em situação de violência doméstica no Pará
O Programa Pró-Mulher Pará implantado há três anos e sete meses no Estado, vêm garantindo ações de proteção, orientação, acolhimento e repressão qualificada aos crimes de violência doméstica praticados contra mulheres no Pará. Lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), o programa reforça a ampliação e fortalecimento das políticas públicas estaduais para combater a violência contra a mulher no território paraense.
Lançado em 2022 inicialmente na Região Metropolitana de Belém e posteriormente implantado em outros municípios do Estado, o programa está presente em 25 localidades paraenses que contam com duas frentes de atuação com ações de prevenção e repressão diuturnamente. Desde o início das ações, o programa já registrou mais de 14 mil atendimentos a vítimas de violência doméstica nas localidades onde está presente.
Alguns municípios como Marabá, Tucuruí, Xinguara e Dom Eliseu, já que já contam com o programa, receberam uma nova qualificação e avaliação junto à coordenação do programa, a fim de ajustar e aprimorar as ações que já estão sendo realizadas. Até o mês de setembro de 2025, 1.826 pessoas foram qualificadas em todo o estado.
Com informações de Agência Pará