Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 07 de December de 2025
Sistema Floresta

Governo do Pará solicita que ações de segurança Força Nacional durante a COP 30, alcance as Hidrelétricas de Tucuruí e Belo Monte

Por Floresta News
Publicado em 30 de outubro de 2025 às 22:00H

Compartilhe:
Reprodução

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), solicitou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apoio federal para a operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), buscando incluir entre as áreas com reforço de segurança, pontos estratégicos de Belém e seus rios, alcançando ainda, regiões fora dos limites da Capital, mas com atividades e estruturas relevantes a nível estadual e nacional, como as Usinas Hidrelétricas de Tucuruí e de Belo Monte, em Altamira, durante os dias 6, 7 e 10 a 23 de novembro, período em que a capital paraense sediará respectivamente a Cúpula de Lideres e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

O ofício aponta que solicitação considera a segurança coletiva avaliando que nas “áreas com grande concentração de público e trânsito de comitivas, o efetivo e recursos das forças estaduais não comportam plenamente as exigências de segurança que o evento e as autoridades envolvidas demandam” fazendo-se necessário o envio de reforço para “assegurar um nível adequado de segurança em um evento de tamanha magnitude, envolvendo a presença de autoridades de alta relevância”.

Entre as áreas previstas no pedido de apoio para atuação das Forças Armadas em caso de necessidade de contingência quanto a prevenção de ataques terroristas e manifestações, fora de Belém, estão: 

  • Usina Hidrelétrica de Tucuruí: contemplando as subestações, linhas de transmissão, estações e torres de telefonia, internet, estação de tratamento de água e distribuição de combustíveis.
  • Baía do Guajará, nas proximidades do porto de Vila do Conde, na cidade de Barcarena.
  • Usina Hidrelétrica de Belo Monte (em Altamira): abrangendo subestações, linhas de transmissão, estações e torres de telefonia, internet, estação de tratamento de água e distribuição de combustíveis.

Já na Capital Paraense, às áreas em que o apoio foi solicitado são áreas estratégicas, como:

  1. Os acessos nas avenidas Dr. Freitas e Visconde de Inhaúma.
  2. Os acessos nas avenidas Júlio César e Senador Lemos, nas margens do Parque da Cidade.
  3. Na região entre o conjunto 14 BIS da Aeronáutica até a passagem São Luís, no limite com o muro de acesso ao Parque da Cidade.
  4. Base Aérea de Belém
  5. Rodovia Arthur Bernardes até a passagem Horta.
  6. Terminal Portuário de Outeiro
  7. Companhia das Docas do Pará
  8.  Área de hospedagem em Transatlânticos.
  9. Hospital da Aeronáutica e porto Miramar, na av. Arthur Bernardes.
  10. Rio Guamá e nos furos da região da ilha do Combu
  11. Àrea de captação de água para abastecimento da região metropolitana de Belém, em articulação com a Polícia Federal e Grupamento Fluvial do Estado.

Com texto de Monnique Franco

Floresta News

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend