Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de December de 2025
Sistema Floresta

Belém desponta entre destinos para verão 2025/2026, aponta Associação Brasileira das Operadoras de Turismo

Por Floresta News
Publicado em 18 de dezembro de 2025 às 22:24H

Compartilhe:

Setur destaca que o resultado confirma o avanço da capital paraense no cenário nacional, impulsionado pela diversidade cultural e gastronomia reconhecida internacionalmente

Belém está entre os destinos emergentes com crescimento da procura para as férias de verão 2025/2026. É o que aponta a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O resultado confirma o avanço da capital paraense no cenário nacional, impulsionado pela diversidade cultural e pela gastronomia reconhecida no exterior. Soma-se a isso, a oferta de experiências ligadas aos exuberantes recursos naturais e a melhoria da conectividade aérea.

Para o secretário estadual de Turismo (Setur), Eduardo Costa, o reconhecimento reflete um trabalho consistente de posicionamento do Pará no mercado turístico. “Belém vem se consolidando como um destino que entrega experiências autênticas, sustentáveis e conectadas com a identidade amazônica”. 

“Esse crescimento na procura demonstra que o Pará passou a ocupar um lugar de destaque nas decisões de viagem dos brasileiros, fruto de investimentos, planejamento e de uma política pública alinhada com o desenvolvimento do turismo responsável”, observa Eduardo Costa.

Braztoa é forte entidade do setor turístico

O levantamento da Braztoa, uma das principais entidades do setor no país, analisou a procura por destinos no período do Natal, Réveillon e férias de verão, a partir de dados coletados junto às operadoras associadas e conduzidos pela Sprint Dados. Os números indicaram que a alta temporada seguiu com demanda aquecida tanto no mercado nacional quanto no internacional, revelando um cenário de estabilidade e procura consistente. 

No Brasil, as vendas ocorreram dentro do ritmo esperado, com janeiro despontando como o mês de maior movimento. Já no mercado internacional, o interesse permaneceu estável, com fluxo distribuído entre dezembro e janeiro, reforçando a relevância dos destinos estrangeiros na escolha dos viajantes.

A pesquisa também evidencia o avanço de destinos emergentes no cenário nacional. Além de Belém, cidades como Aracaju, Bonito, Arraial d’Ajuda, Ilhéus, Curitiba e Vitória passaram a apresentar maior tração, sinalizando uma ampliação do leque de escolhas dos turistas e a valorização de novos polos turísticos fora dos roteiros tradicionais.

Turismo registra demanda crescente no Brasil

Ao avaliar o cenário, a presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, destacou a resiliência do setor. “É positivo observar que, mesmo em um cenário de variações econômicas, o turismo segue forte. A alta temporada demonstra capacidade de atrair o consumidor, que mantém o desejo de viajar como prioridade. Os resultados confirmaram um mercado com ritmo saudável e uma demanda sólida, com estabilidade nas vendas e sinais claros de crescimento, especialmente em janeiro, tanto no nacional quanto no internacional”, avaliou.

A Braztoa reúne operadoras de turismo e parceiros de negócios e institucionais em todo o país. Em 2024, as operadoras associadas à entidade faturaram R$ 22,09 bilhões e embarcaram 9,81 milhões de passageiros ao longo do ano, consolidando sua relevância como termômetro do mercado turístico brasileiro. No mesmo ano, a associação também passou a ser uma entidade carbono neutro, assumindo o compromisso de reduzir emissões sempre que possível e compensar aquelas que não puderam ser eliminadas.

O protagonismo do Pará na agenda do turismo responsável também foi reconhecido em 2025, quando o Estado conquistou quatro premiações no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025, em dezembro, no Teatro Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém.

com informações de Agência Pará

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend