Por Floresta News
Publicado em 11 de março de 2025 às 16:55H
Iniciativas da Seaf e Emater impulsionam cerca de 300 mil pequenos produtores no Pará
O Governo Federal anunciou que insumos produzidos por agricultores familiares serão comprados para atender às necessidades alimentares da COP 30. No Brasil, a agricultura familiar é uma importante fonte de emprego, com mais de 10 milhões de pessoas envolvidas. Esta medida visa não só apoiar a economia local, mas também destacar a qualidade e a diversidade dos produtos agrícolas do Pará. No Estado, são cerca de 300 mil agricultores familiares.
86 comunidades quilombolas se estendem por todo o nordeste paraense, de Santa Izabel até Cachoeira do Piriá – fronteira com o Maranhão. São cerca de 640 famílias e 40 mil pessoas que se dedicam à agricultura familiar, produzindo mais de 60 tipos de insumos como açaí, milho, mandioca, jambu, chicória, cheiro verde (coentro), frutas, mel e legumes. Toda essa produção é responsável por 70% de todo alimento consumido pelos brasileiros, além de a agricultura familiar ser a principal fonte de emprego no campo, representando 67% das ocupações rurais, de acordo com os dados do IBGE.
Preparação para a COP 30 – À medida que Belém se prepara para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em novembro deste ano, a relevância das políticas ambientais e seu impacto nas comunidades rurais ganham destaque. Este evento internacional não apenas discute desafios globais, mas também celebra e integra soluções locais, especialmente da agricultura familiar, crucial para a sustentabilidade regional e a segurança alimentar.
Com informações de Agência Pará