Por Floresta News
Publicado em 13 de junho de 2024 às 06:12H
Estado exportou 8,2 mil toneladas de açaí, no ano de 2023, com destaques para os municípios de Igarapé-Miri, Cametá e Abaetetuba no Baixo Tocantins
Responsável por aproximadamente 94% da produção nacional e pelo representativo volume de comercialização interestadual e também de exportação, o Pará, mais uma vez, reforça sua hegemonia na produção do açaí no Brasil. Conforme os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, das 1.699.588 toneladas do fruto produzidas pelo país, 1.595.455 toneladas foram produzidas no Estado. Entre os municípios paraenses com maior destaque, estão: Igarapé-Miri, Cametá e Abaetetuba.
Conforme o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), Giovanni Queiroz, o papel da pasta em colocar em prática junto a produtores de açaí técnicas que aumentem a produtividade e o ganho das famílias que exploram o fruto. Ele também pontua que o objetivo do Governo do Estado é que nenhum produtor tenha uma renda mensal mínima menor que três salários mínimos.
“Trabalhamos junto aos produtores para garantir a qualidade do produto, seja com aprimoramento de técnicas de manejo, capacitações ou com o fornecimento de equipamentos, por meio do Programa Nacional da Qualidade do Açaí; Territórios Sustentáveis, trabalhando com o sistema agroflorestal; e o Pró-Açaí, atuando no manejo do açaí de várzeas. Recentemente, no Festival do Açaí, qualificamos mais de mil produtores no beneficiamento do açaí, com qualidade, com toda a rigidez, no que diz respeito à limpeza e sanidade do produto”, ressalta Giovanni Queiroz.
EXPORTAÇÃO – No ano passado, o Pará exportou 8,2 mil toneladas de açaí, com valor de exportação de US$ 27,74 milhões de dólares, segundo os dados divulgados pelo Núcleo de Planejamento e Estatísticas da Sedap. No primeiro quadrimestre de 2024, o Estado exportou 4,2 mil toneladas de açaí, o que representa um crescimento de 86,92% se comparado ao mesmo período do ano anterior, com valor de exportação de US$ 15,84 milhões de dólares (refletindo crescimento de 85,65%, comparado ao ano anterior).
(Agência Pará)