Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 27 de April de 2025
Sistema Floresta

Pará publica lei que extingue taxa do agronegócio para conter inflação dos alimentos

Por Floresta News
Publicado em 27 de março de 2025 às 06:28H

Compartilhe:

Revogação da lei é consenso entre Governo do Estado e setor agropecuário paraense

O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan, anunciaram na tarde de quarta-feira (26/06),  publicação da lei 10.889/25, que revoga a Lei Estadual 10.837/2024. Com isso, passa a ficar sem efeitos a contribuição do setor agropecuário.

Na prática, com a revogação da taxa, o Governo espera estimular a competitividade do setor e minimizar os impactos da inflação no bolso dos consumidores. A medida, que já é aplicada em outras unidades da federação, havia sido aprovada em dezembro e entraria em vigor neste mês.

O governador Helder Barbalho ponderou que a medida aconteceu após amplo diálogo com representantes do setor produtivo agropecuário, com expectativa de garantir apoio às atividades do agronegócio paraense.

“Está publicada no Diário Oficial do Estado a revogação da taxa do agro! Foi uma demanda que a vice-governadora construiu com o setor. Vamos continuar gerando empregos, produzindo alimentos. Agro sustentável no Estado do Pará e sem taxa”, disse Helder Barbalho.

Já para vice-governadora, Hana Ghassan, a medida foi tomada depois de escutar as reivindicações: “Ouvimos o segmento em diversas regiões do nosso Estado. Sabemos a importância do setor para a economia do Pará, que é um grande gerador de empregos e oportunidades para milhares de paraenses. Portanto, esse é o momento para gente fortalecer cada vez mais essa economia”, explicou.

Em 2024, o agronegócio paraense demonstrou forte participação nas exportações do estado, representando 65,7% do valor total exportado. Os principais produtos enviados ao exterior foram a soja em grão (42,34%), carnes (21,11%) e bovinos vivos (13,85%). O principal destino foi a China, que concentrou 35,22% das exportações, totalizando US$ 1,25 bilhão em negociações. Os dados são do Boletim Informativo sobre as Exportações do Agronegócio, elaborado pelo Núcleo de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

(Agência Pará)

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend