Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 16 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Álcool gel pode provocar graves lesões nos olhos

Por ORM
Publicado em 24 de julho de 2020 às 10:16H

Compartilhe:

O álcool gel se tornou fundamental para a higiene e prevenção contra o novo coronavírus. Está por todos os cantos, seja em casa, na bolsa, no carro em estabelecimentos e até mesmo no bolso. Mas o que muitas vezes se esquece, é que o álcool gel é um produto químico e inflamável, que se não for usado com os devidos cuidados, pode oferecer riscos à saúde.

Na última semana, a mãe de um menino de 5 anos, relatou nas redes sociais que o filho, ao apertar a válvula de pressão do álcool para higienizar as mãos, recebeu um esguicho diretamente nos olhos, isso porque a válvula estava entupida e já havia falhado antes, concentrando uma grande pressão na segunda vez que foi apertada. A criança sentiu muita dor nos olhos e a mãe correu para o hospital, onde foram feitos exames e constatado que quase 100% da córnea de um dos olhos da criança havia sido queimada.

Bruno Alves, oftalmologista, chama a atenção para os cuidados que pais e responsáveis devem ter quando fizer uso do produto nas crianças. “O uso do álcool gel deve ser observado com muito cuidado e atenção, especialmente nas crianças, que têm o costume de levar mais as mãos aos olhos. Os resíduos de álcool que ficam na pele, quando em contato com os olhos, podem provocar abrasões e queimaduras nas córneas.”

O especialista ainda ressalta que em casos de contato do álcool com os olhos, a primeira medida a ser tomada é lavar a região com água em abundância e procurar um médico o mais rápido possível, para diagnosticar se houve lesão.

A lesão ocular provocada pelo álcool gel é grave e pode deixar sequelas. A OMS – Organização Mundial da Saúde- recomenda que em casa, o ideal seja lavar bem as mãos com água e sabão, o álcool deve ser usado em locais onde não é possível lavar as mãos.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend