Por G1
Publicado em 27 de dezembro de 2017 às 11:16H
Atividade pode causar interrupções do fornecimento de energia e até mesmo acidentes graves.
om a chegada das festas de fim de ano, é comum soltar fogos de artifício das mais variadas intensidades. Porém, o uso desse tipo de material requer cuidados especiais. De acordo com a Celpa, é preciso levar em consideração que os fogos são os maiores causadores de interrupções do fornecimento de energia elétrica em locais com grande concentração de pessoas.
“Em hipótese alguma os fogos devem ser lançados na direção da rede elétrica. Eles devem ser lançados o mais longe possível da fiação e, claro, por um adulto. Caso esse tipo de material entre em contato com a rede elétrica além de causar graves interrupções no fornecimento também é capaz de causar acidentes de grande porte envolvendo a população”, alerta Alex Fernandes, da área de segurança da Celpa.
A concessionária também orienta para que, caso aconteçam acidentes entre os fogos e a rede elétrica, o local deve ser isolado, não permitindo a aproximação de pessoas. O ideal é que seja feito logo o contato com a empresa para que seja enviada uma equipe ao local da ocorrência para normalizar a situação. As pessoas que se encontram no local do acidente, jamais devem tocar na fiação elétrica e nem tentar retirar objetos que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada.
Veja uma lista de cuidados para garantir a segurança na chegada do Ano Novo: