Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 20 de July de 2019
Sistema Floresta

Novo golpe do WhatsApp promete 1000 GB em pacote de internet para usuário

Por MSN
Publicado em 04 de junho de 2019 às 12:37H

Compartilhe:

Um novo golpe está sendo propagado pelo WhatsAppcom a promessa de 1000 GB de internet grátis. O gancho dos golpistas é falar para o usuário que a plataforma está dando o pacote gratuito por conta do aniversário do WhatsApp. O levantamento foi feito pela ESET, empresa de cibersegurança especialista em detecção proativa de ameaças. 

O esquema funciona da seguinte forma: o usuário recebe uma mensagem com a promoção, informando que ele pode ganhar o pacote extra. Ao clicar no link, ele é convidado a responder um pequeno questionário sobre a plataforma, apresentando publicidades para o usuário no meio do caminho. No fim, a pessoa também é incentivada a compartilhar a campanha com 30 pessoas para ganhar o pacote.

Mensagem enviada a usuários (Foto: Divulgação/ESET)
Mensagem enviada a usuários (Foto: Divulgação/ESET)

Segundo levantamento da ESET, não há evidências de que a ação coloque algum programa malicioso em aparelhos dos incautos que caem no golpe. A proposta é de apenas mostrar publicidade e gerar engajamento orgânico forçado. “Nesse sentido, a monetização dessa campanha está diretamente ligada à entrega de anúncios massivos e sem autorização dos usuários”, aponta comunicado da empresa. Também não há evidências de que o sistema pegue informações pessoais das vítimas.

Plataforma pede que usuário responda questões (Foto: Divulgação/ESET)
Plataforma pede que usuário responda questões (Foto: Divulgação/ESET)

Novo site

O grupo também constatou que há um novo grupo de sites voltados a golpes com o mesmo objetivo. Entre as promoções falsas, há marcas como Adidas, Nescafé, Sopas Sorrel, Rolex Watches e outros.

Ao todo, são 66 sites criado com o mesmo objetivo. “Embora seja uma situação que já foi vista e relatada com domínios anteriores, a ESET destaca o número de sites indexados nesse caso específico, o que mostra como os criminosos por trás dessas campanhas procuram aumentar o número de ameaças que são lançadas no ciberespaço”, aponta comunicado.

Ao menos, 66 sites foram encontrados para aplicação de golpes com outras marcas (Foto: Divulgação/ESET)
Ao menos, 66 sites foram encontrados para aplicação de golpes com outras marcas (Foto: Divulgação/ESET)

Como evitar?

A ESET aponta algumas dicas para que você identifique que uma promoção é efetivamente real. Uma delas é que as empresas geralmente personalizam suas mensagens para os clientes pela plataforma. “Os provedores de serviço não enviam mensagens endereçadas para ‘Caro Cliente’, sem qualquer personalização”, lembra a firma de cibersegurança.

Outro ponto é sempre atentar para quando há um link na mensagem. As empresas não são direcionadas e enviar links nem pedir cadastro dos usuários por meio de WhatsApp. Por conta disso, sempre suspeite quando receber algo do tipo.

Por fim, a recomendação é de controlar a ansiedade e animação e verificar se a informação toda bate antes de clicar em links que se recebem pelo mensageiro, mesmo daquela pessoa de confiança.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend