Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Taxa de ocupação de leitos de UTIs no Pará já chega a 93,6%

Por ORM
Publicado em 10 de maio de 2020 às 04:31H

Compartilhe:

O Pará já está com 93,6% dos leitos estaduais de UTI e 54% dos leitos clínicos ocupados. A dificuldade de pacientes para acesso a esses leitos se reflete tanto no sistema público de saúde como no privado.

Na tentativa de amenizar a situação de colapso da rede de saúde, o  Governo do Estado entregou hoje 50 novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes com covid-19 na Região Metropolitana de Belém. Deste total, 36 foram disponibilizadas para o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, no distrito de Icoaraci; 10 para o Hospital Universitário João de Barros Barreto, em Belém; e outras quatro para o Hospital Santa Maria, em Ananindeua.

O governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhou a entrega dos leitos no Hospital Abelardo Santos

O governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhou a entrega dos leitos no Hospital Abelardo Santos (Marco Santos / Agência Pará)

O governador do Pará, Helder Barbalho, acompanhou a entrega dos leitos no Hospital Abelardo Santos e destacou as medidas que estão sendo adotadas para contornar a crise na saúde. “Já contamos, de imediato, com 50 novos leitos de UTI para ofertar para àqueles que realmente precisam. Também estamos incrementando a rede e, com isso, diminuindo o percentual de ocupação de leitos no estado”, afirmou o governador.

Um dos pacientes que foi beneficiado com a entrega dos leitos no Abelardo Santos é o esposo de Tayssa Barbosa. “Meu marido está internado aqui desde ontem, mas ele está tendo toda a assistência, todos os cuidados necessários. Se Deus quiser, ele vai sair dessa, e eu só tenho a agradecer por esse investimento que está sendo feito aqui no Abelardo Santos”.

"Meu marido está internado aqui desde ontem, mas ele está tendo toda a assistência, todos os cuidados necessários", relatou Tayssa Barbosa

“Meu marido está internado aqui desde ontem, mas ele está tendo toda a assistência, todos os cuidados necessários”, relatou Tayssa Barbosa (Marco Santos / Agência Pará)

“Quando nós recebemos esse hospital, nada havia sido feito nos 8º e 9º andares. Desde o primeiro momento, solicitei que eles fossem logo concluídos. Pois bem, o nono andar já está pronto e vamos concluir o oitavo em, no máximo, 20 dias. Logo em seguida, abriremos mais 50 novos leitos. Todos os nossos esforços são para ampliar a rede clínica e de UTI para a a população”, destacou o governador.

Desde o dia 30 de abril deste ano, quando o Hospital Abelardo Santos passou a receber os casos ambulatoriais e também de urgência e emergência de covid-19, já foram feitos 11.078 atendimentos.

Alex Marques Cruz, diretor geral do hospital, explica que as novas UTIS garantem um reforço significativo para a estrutura do Abelardo Santos, que agora na condição de unidade de referência para a doença,  recebe um número cada vez maior de pacientes com sintomas do novo coronavírus. “Os 36 leitos chegaram em um ótimo momento. A todo momento recebemos pacientes que chegam em estado grave e, na medida do possível, tentamos acolher todos”, diz.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend