Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 11 de September de 2024
Sistema Floresta

Promotoria Eleitoral recomenda que eventos eleitorais sejam realizados sem fogos de artifício com estampido

Por
Publicado em 07 de agosto de 2024 às 01:29H

Compartilhe:

Na terça-feira, 6 de agosto, o Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria Eleitoral da 18ª Zona Eleitoral dos municípios de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu, Luciano Augusto Araújo da Costa, expediu a Recomendação n° 002/2024-MPE/18ªZE aos presidentes dos órgãos partidários municipais com representação nos municípios, e seus candidatos, que disputarão o pleito eleitoral em 2024, se abstenham de manusear, utilizar, queimar e/ou soltar fogos de artifício e, caso decidam por fazê-lo, optem por fogos de vista (produzem efeitos visuais sem estampido).

O promotor esclarece que a Resolução nº. 23.610/TSE, art. 22, VII, veda a propaganda eleitoral que perturbe o sossego público, com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, inclusive aqueles provocados por fogos de artifício.

A Recomendação destaca ainda a Lei Estadual nº 9.593/2022 (art. 18, II) que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido em todo o território do Estado do Pará, em decorrência dos danos ambientais causados por estes, baseando-se nos termos do art. 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal n° 9.605/98).

Além disso, o promotor de Justiça destaca que a presente Recomendação visa resguardar os direitos das pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista, vez que 90% (noventa por cento) das pessoas com autismo, possuem comportamentos sensoriais incomuns, principalmente hipersensibilidade auditiva, podendo desencadear crises em razão dos sons emitidos pelos fogos de artifícios.

A Recomendação possui caráter preventivo, objetivando, principalmente, evitar atos viciosos das eleições, como aqui indicados, e se produzam resultados eleitorais legítimos.

O descumprimento desta Recomendação poderá acarretar providências judiciais no âmbito eleitoral contra o infrator, nos termos da Resolução nº 23.610/TSE e legislação correlata, sem prejuízo de outras medidas decorrentes da violação da lei estadual e da legislação ambiental sobre a matéria (art. 42, III, da LCP; art. 54 da Lei 9.605/98).

Texto: Promotoria Eleitoral da 18ª Zona Eleitoral

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend