Por ORM
Publicado em 03 de maio de 2020 às 21:02H
Cerca de 30 pacientes já foram transferidos de outros hospitais para o Hospital Estadual Público Galileu (HPEG), na Região Metropolitana de Belém, dois dias após se tornar unidade de referência para atendimento exclusivo de pacientes com síndrome respiratória aguda, a covid-19. Essa medida foi anunciada na última quinta-feira (30) pelo governador Helder Barbalho, com o objetivo de desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os prontos-socorros locais.
Boas notícias! Respiradores e bombas de infusão comprados pelo Governo do Estado, na China, acabaram de sair da Etiópia e chegarão em Belém ainda na noite de hoje. Os equipamentos permitirão a instalação de mais leitos de UTI para pacientes com covid-19.
Ao todo, o local conta com 98 leitos de internação e seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), já totalmente ocupados, e vai receber 30 dos 400 respiradores comprados da China pelo governo do Pará, que chegam a Belém neste domingo (3), segundo a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Em seu anúncio, o governador esclareceu que o Galileu “não será um hospital de porta aberta, mas sim referenciado, que estará especificamente e de forma integral para atendimento a pacientes de coronavírus no Estado do Pará”.
Conforme explicou o diretor Hospitalar do HPEG, Rodrigo Fauth, a unidade investiu na aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos para dar suporte aos profissionais e pacientes, além de iniciar a contratação de mais profissionais de saúde. “No início da pandemia, a gestão da unidade já havia adotado medidas, como a implantação de um comitê especial com foco na segurança e prevenção contra o coronavírus. A equipe assistencial também recebeu treinamento e está preparada para o atendimento de pacientes suspeitos e confirmados para a doença”, disse.
Por ser um hospital especializado em atendimento de traumas, os pacientes ortopédicos do Galileu estão sendo transferidos para outras unidades de referência. Também na última quinta-feira, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito de Belém, começou a funcionar como pronto-socorro para pacientes com sintomas respiratórios.
Send this to a friend