Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 14 de December de 2025
Sistema Floresta

Ao abrir divergência, Fux vota por absolver Bolsonaro no julgamento da trama golpista

Por Floresta News
Publicado em 11 de setembro de 2025 às 10:51H

Compartilhe:

Para que condutas sejam consideradas crimes, é necessário que se encaixem com precisão na lei penal “como a luva se encaixa na mão”. Com base nesse entendimento, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou na quarta-feira (10) pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de todas as acusações na ação penal que apura tentativa de golpe de Estado após a derrota da chapa bolsonarista nas eleições de 2022.

O voto de Fux foi o primeiro pela absolvição no julgamento da 1ª Turma do STF, divergindo do relator da ação, ministro Alexandre de Moraes. O relator já havia votado pela condenação, acompanhado pelo ministro Flávio Dino. Para Moraes e Dino, Bolsonaro e outros sete réus cometeram os crimes de organização criminosa, tentativa violenta de abolição do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Em sua manifestação, Fux afirmou que não há provas suficientes para condenar o ex-presidente, apontado pelo relator como líder da organização criminosa. O ministro destacou que “a responsabilidade criminal deve ser provada acima de qualquer dúvida razoável” e considerou “irrazoável” a tese de golpe de Estado no caso, já que Bolsonaro ainda ocupava o cargo de presidente quando os atos foram atribuídos a ele.

“Isso abriria um gravíssimo precedente. Seria muito perigoso responsabilizar agentes políticos com base em alegações genéricas”, disse Fux, acrescentando que “não se pode comparar palavras a atos” e, por isso, Bolsonaro “não cometeu ato executório”.

O julgamento segue em andamento e ainda não há resultado definitivo.

📸 Twitter

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...
Send this to a friend