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Black Friday: ‘metade do dobro’ e itens fantasmas são as maiores queixas

Por Techtudo
Publicado em 28 de novembro de 2014 às 13:56H

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Canais de reclamação como o Procon-SP e o Reclame Aqui já somaram mais de 2000 queixas sobre aBlack Friday até as 6h desta sexta-feira (28). O problema recordista é a famosa “metade do dobro” no preço dos produtos. Outras reclamações foram o alto valor de frete, quedas de sites, mudança de preços e produtos indisponíveis.

Black Friday começa com erros durante a compra, sites offline e reclamações

As lojas líderes, segundo o ranking do Reclame Aqui, é a Submarino, com mais de 451 queixas,Americanas.com, com 386, Saraiva, 297, Netshoes, 108, e Extra, com 73.

Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Alexandre Modonezi, apesar dos avanços, os resultados da madrugada mostraram que algumas grandes redes de varejo ainda não aprenderam com os erros de 2013. “Respeitar o consumidor é obrigação das empresas. As companhias serão multadas pelas irregularidades cometidas”, destaca.

A virada

A madrugada da Black Friday foi marcada por reclamações de maquiagem de preço, frete caro, filas para acesso e itens fantasmas, que sumiam do carrinho na hora de fechar a compra. A Netshoes, que ocupa o quarto lugar das lojas mais reclamadas, foi uma das primeiras a não suportar a quantidade de acessos e ainda está com o portal instável.

Usuário reclamando do Netshoes no Facebook (Foto: Reprodução/Carolina Miranda) (Foto: Usuário reclamando do Netshoes no Facebook (Foto: Reprodução/Carolina Miranda))
Site do Netshoes foi o primeiro a ficar offline (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Já a Submarino, líder de reclamações, apresentou diversos problemas: a “metade do dobro”, produtos que sumiam do carrinho, itens esgotados, alto valor de frete e descontos insignificantes. Tais problemas fez com que a loja entrasse para os trends do Twitter, junto com a segunda colocada no ranking do Reclame Aqui, a Americanas.com.

Submarino e Americanas.com entraram para os trends do Twitter (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

 

O alto número de problemas reportados mostra uma maior atenção do consumidor. “A maior diferença que notamos neste ano é um amadurecimento do consumidor, que não apenas sabe reclamar melhor como está, desde bem antes da Black Friday atento a eventuais problemas que possam acontecer”, explica o diretor executivo do Reclame Aqui, Edu Neves.

O Procon-SP está de plantão até a meia-noite desta sexta para auxiliar o consumidor. Já o Reclame Aqui está oferecendo chats ao vivo para ajudar a resolver problemas, mais de 600 atendimentos já foram feitos.

 

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