Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 16 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Brasil tem 105 mil denúncias de violência contra mulher em 2020

Por SBT News
Publicado em 07 de março de 2021 às 22:59H

Compartilhe:

O Brasil registrou 105.671 denúncias de violência contra a mulher em 2020 através dos canais Ligue 180 e Disque 100, segundo dados divulgados pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Do total de registros, 72% são referentes a violência doméstica.

O restante das denúncias são referentes a violação de direitos civis e políticos, como, por exemplo, condição análoga à escravidão, tráfico de pessoas e cárcere privado, além de cerceamento à liberdade de religião e crença e acesso a direitos sociais como saúde e educação.

Os números foram apresentados num evento com a presença da ministra Damares Alves, que marcou também o lançamento de uma plataforma com uma nova metodologia, onde é possível filtrar as denúncias por data, cidade, sexo, raça, nacionalidade, grau de instrução, faixa de renda, espécie de violação, motivação, relação entre vítima e suspeito. “São centenas de milhares de possibilidades de cruzamentos”, disse a ministra.

Também houve alteração na coleta das denúncias. Antes, cada ligação era registrada sob um número de protocolo, que comportava apenas uma denúncia. A partir da unificação da central, cada protocolo passou a comportar mais de uma denúncia. Por isso, não é possível comparar os números do balanço de 2020 com o de anos anteriores.

Nos próximos meses, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai revisar os formulários de atendimento para aprimorar a metodologia usada nos painéis. Para conferir os dados, clique aqui.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend