Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 21 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Censo de 2020 terá questionários menores do que o Censo 2010

Por EBC
Publicado em 29 de maio de 2019 às 10:27H

Compartilhe:

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – anunciou nessa terça-feira (28) que o Censo 2020 terá questionários menores do que o aplicado no Censo 2010. Apesar de reconhecer o contexto de restrição orçamentária, o órgão afirma que a mudança está em sintonia com a tendência internacional e visa uma modernização, para que a operação censitária seja mais simples e mais ágil.

O orçamento estimado inicialmente para a operação censitária de 2020 foi de aproximadamente R$ 3,1 bilhões, mas o IBGE trabalha atualmente com uma redução de 25%. A meta é investir em torno de R$ 2,3 bilhões.

A presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, afirmou estar consciente de que não haverá condições de destinar ao Censo o que foi previsto originalmente, uma vez que há um contexto de restrição fiscal e econômica do Brasil que atinge não apenas o IBGE, mas todos os órgãos do governo.

Ela negou, no entanto, ter recebido qualquer orientação do executivo federal para reduzir os questionários.

Na cerimônia em que Susana tomou posse, em fevereiro deste ano, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse em seu discurso que o Censo tinha perguntas demais e sugeriu a venda de imóveis do IBGE para levantar os recursos necessários à operação.

De acordo com Suzana Guerra, o IBGE vem fazendo ajustes relacionados à sua folha de pagamento, ao número de equipamentos, aos treinamentos e aos métodos de supervisão, avaliação e coleta.

Segundo as estimativas do instituto, o Brasil possui 71 milhões de domicílios. Em todos eles, deverá ser aplicado o questionário básico com 25 perguntas.

Em 2010, foram 34 questões. Conforme simulações realizadas, a mudança representará uma queda de sete para quatro minutos em cada abordagem.

Já o questionário mais completo, destinado a uma amostra de 10% dos domicílios, teve uma redução de 102 perguntas para 76.

O Censo brasileiro é realizado a cada 10 anos e é a única pesquisa domiciliar que vai a todos os 5.570 municípios do país. Seu objetivo é medir densidade populacional e oferecer um retrato da população brasileira.

As informações obtidas subsidiam a elaboração de políticas públicas e decisões dos governos relacionadas com a alocação de recursos financeiros.

Para 2020, o IBGE pretende mobilizar até 190 mil recenseadores. Já está previsto para o final de setembro deste ano o censo experimental em Poços de Caldas (MG), uma espécie de ensaio geral.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend