Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Comissão da Previdência debate BPC e abono salarial nesta terça-feira

Por r7
Publicado em 21 de maio de 2019 às 10:49H

Compartilhe:

Os deputados que integram a comissão especial da reforma da Previdênciavoltam a se reunir nesta terça-feira (21) para debater alguns pontos da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que propõe mudanças no sistema de aposentadorias.

No encontro desta terça, marcado para ter início às 14h30, estão previstos os debates sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e o abono salarial. O governo estima que as alterações sejam responsáveis pela economia de R$ 182 bilhões em dez anos.

Se for aprovada integralmente, a proposta enviada ao Congresso prevê que idosos de baixa renda recebam R$ 400 de benefício a partir dos 60 anos e só ganharão um salário mínimo a partir dos 70 anos.

Atualmente, o BPC é pago no valor de um salário mínimo, a partir dos 65 anos para pessoas que comprovam situação de miséria, com renda de até um quarto do salário mínimo.

Já confirmaram presença na reunião desta terça-feira o assessor especial da Presidência da República, Arthur Bragança de Vasconcelos Weintraub, a pesquisadora no IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) Luciana de Barros Jaccoud e o professor do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade de Campinas) Pedro Rossi.

Próximos dias

A comissão especial volta a se reunir nos próximos dias para debater outros temas polêmicos da proposta apresentada pelo governo.

Na quarta-feira (22), a comissão planeja debater a aposentadoria dos trabalhadores rurais. Para o secretário especial de Previdência, Rogério Marinho, o tema é um dos que podem ser suprimidos do texto, caso seja de interesse da maioria dos parlamentares.

Já no dia seguinte, com os trabalhos marcados para começar durante a manhã, a reunião deve ser focada na discussão das categorias com critérios diferenciados de aposentadoria.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend