Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 15 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Depois da CNH Digital, governo planeja desenvolver uma versão virtual do título eleitoral

Por MSN
Publicado em 27 de novembro de 2017 às 14:15H

Compartilhe:

Depois da CNH Digital, os brasileiros terão a opção de utilizar de utilizar a versão digital de um novo documento obrigatório, o título eleitoral.

Chamado inicialmente de e-título, segundo informações da Mobile Time, o documento ficará disponível em um aplicativo dedicado, assim como a CNH Digital. E assim como a carteira, o título virtual será uma alternativa a versão impressa, que também continuará a valer.

Segundo Neri Accioly, coordenadora de campanhas e redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o projeto segue em desenvolvimento pelo TSE e Tribunais Regionais Eleitorais, mas ainda sem prazo de lançamento.

Outro documento digital que segue em discussão é o Documento de Identificação Nacional (IDN), um registro que reunirá título de eleitor, RG e CPF em um único documento. Accioly lembra que, no momento, o TSE negocia com a Receita e o Ministério do Desenvolvimento, mas que já está em estágio avançado para adotá-lo.

CNH-e
O app da CNH Digital foi disponibilizado recentemente para dispositivos Android e iOS, proporcionando aos motoristas – especialmente os esquecidos – uma opção digital do documento.

A versão virtual da carteira tem “o mesmo valor jurídico da impressa e com vantagens adicionais que propiciam uma maior mobilidade, praticidade e comodidade”, como explica o próprio aplicativo. Ela será opcional, já que a versão impressa continuará a ser emitida obrigatoriamente.

Mas apesar de disponível, é preciso aguardar os estados aderirem à CNH Digital. Até o momento, apenas Alagoas, Distrito Federal e Goiás aderiram ao serviço digital. Os órgãos estaduais responsáveis têm até 1º de fevereiro de 2018 para se adequar ao serviço.

Hoje, dirigir sem a carteira de habilitação é considerado uma infração leve e acarreta uma multa no valor de R$ 88,38 aos motoristas – existe um projeto no Senado Federal para extinguir essa infração, mas apenas nos casos em que os agentes de trânsito possam consultar as informações do veículo e motorista no banco de dados oficial durante a abordagem.

Mas, assim como a CNH Digital, o e-título promete ser um alívio para os cidadãos esquecidos.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend