Por Floresta News
Publicado em 07 de outubro de 2026 às 08:24H

A cerca de um mês da prova, ferramentas de IA gratuitas ajudam a montar plano de estudos, revisar conteúdo e corrigir redação; MEC tem app oficial
A cerca de um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026, marcado para os domingos 8 e 15 de novembro, a preocupação com a revisão e a organização dos estudos aumenta entre os candidatos. Nesse período, a inteligência artificial (IA) pode ser uma aliada para reduzir a pressão e organizar o conteúdo que ainda precisa ser assimilado antes da prova.
De acordo com o levantamento feito pelo Instituto Ayrton Senna em conjunto com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), cerca de 79% dos alunos sofrem com algum sinal de depressão ou ansiedade após o final do ensino médio.
Entre os relatos coletados pelo levantamento, os jovens sentem pressão, insegurança e falta de confiança em si.
“Na vida acadêmica, essas angústias podem incluir preocupações com provas ou avaliações, por exemplo, mas também com a convivência na escola, ou ainda com a vida futura, como pressões e expectativas internas e externas que acontecem próximo do fim do Ensino Médio”, diz Ana Crispim, gerente de pesquisa do Instituto Ayrton Senna, doutora em Psicologia pela University of Kent (Reino Unido).
Essas preocupações são comuns nesta fase de transição, e a pressão do Enem pode agravar o quadro. Algumas ferramentas podem ajudar na preparação, desde que usadas de forma adequada.
A IA já faz parte da rotina de muitos estudantes e pode aliviar a preocupação de não conseguir estudar o suficiente. Segundo a Universidade Salvador (Unifacs), a tecnologia pode ajudar na organização e no fluxo de informações de diversas formas:
“A reta final de preparação para o Enem é um período intenso na vida dos estudantes brasileiros. Nosso compromisso com a Luzia é oferecer uma tecnologia gratuita e acessível que atue como uma aliada, promovendo a autonomia e reduzindo a sobrecarga diária”, afirma Rafaela Goldlust, líder de negócios da Luzia no Brasil.
A assistente pessoal de inteligência artificial ‘Luzia’ lançou recentemente o ‘Preparador do Enem’, aplicativo interno que reúne 1.675 questões oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), correção da redação e um plano personalizado para cada perfil, de forma totalmente gratuita e sem necessidade de cadastro.
Além das IAs, o Ministério da Educação também disponibiliza em seu site o aplicativo MEC Enem, com trilha de estudo, correção de redação e instruções sobre a prova e sobre como ingressar em cursos superiores.
O Enem acontecerá em dois domingos, nos dias 8 e 15 de novembro de 2026. As inscrições estarão abertas até o dia 18 de novembro.
O exame é dividido em dois dias. No primeiro domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Redação. No segundo, serão aplicadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
As notas do Enem podem ser utilizadas para ingressar na educação superior, como no Sisu e no Programa Universidade para Todos (Prouni), sendo também possível a utilização no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).