Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 10 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Inadimplentes demoram, em média, 14 meses para limpar nome

Por R7
Publicado em 25 de março de 2019 às 12:36H

Compartilhe:

Diminuição da renda e a perda do controle de gastos são os principais fatores que levaram os brasileiros a não conseguir pagar as dívidas.

Os brasileiros têm dificuldade para limpar o nome e quitar as dívidas, segundo pesquisa divulgada na manhã desta segunda-feira (25) pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Os dados apontam que os inadimplentes levam, em média, 14 meses para conseguir limpar o nome.

A diminuição da renda e a perda do controle de gastos são os principais fatores que influenciam nesta situação. Os maiores obstáculos para pagar a dívida são não obter um bom desconto (27%), não conseguir negociar prazos e formas de pagamentos (24%), enquanto 19% disseram não ter conseguido renda extra para quitar os compromissos em atraso. 

Entre os motivos que impossibilitaram o pagamento dessas contas estão a redução da renda (42%), a perda de controle dos gastos (38%) e o surgimento de imprevistos (36%).

O cartão de crédito foi o principal meio usado na aquisição da dívidas (33%) , seguido do crediário (17%), gastos com telefone fixo ou celular (16%) e empréstimos (12%).

Metodologia da pesquisa

Foram entrevistados 537 consumidores que estiveram com o nome sujo e quitaram suas dívidas nos 12 meses anteriores à pesquisa, nas 27 capitais, acima de 18 anos, de ambos os gêneros e de todas as classes sociais. A margem de erro é de no máximo 4,2 pontos percentuais para uma confiança de 95%. 

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend