Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

INSS: Perícias médicas são retomadas aos poucos; veja situação pelo país

Por G1
Publicado em 22 de setembro de 2020 às 16:12H

Compartilhe:

Os atendimentos presenciais de perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retornam lentamente ao normal após inspeções de médicos feitas por conta para validação às agências do órgão. Há uma semana, um cabo de guerra entre governo e os peritos paralisou o atendimento que deveria ser retomado no dia 14.

Na noite desta segunda-feira (21), a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) divulgou uma lista de 87 agências “aptas” e “aptas com restrições” para retomada as atividades médicas com segurança.

Naquelas com restrições, há pendências que não impedem o funcionamento, mas também não permitem plena atividade da agência. É o caso de unidades com consultórios interditados ou com equipamentos em falta. Veja a lista das agências aprovadas.

Na última semana, o INSS publicou uma convocação para que os médicos voltassem ao trabalho nas agências consideradas adequadas, sob pena de desconto na remuneração. Eram esperados 486 peritos nesta segunda, mas apenas 149 se apresentaram.

Nesta terça, 202 peritos médicos federais compareceram aos seus postos de trabalho nas agências do INSS, segundo dados do próprio órgão. Até 9h45, foram realizadas 1.071 perícias presenciais, em 86 agências. Havia agendamento em 148 delas.

“A partir de amanhã (23), 201 agências terão perícias agendadas. O total, portanto, de agências aptas é 201. Há 486 peritos que deveriam ter retornado ao trabalho nesta terça-feira”, diz o INSS.

Além disso, uma nova portaria autoriza a remarcação de perícia médica agendada e não realizada através do telefone 135 do INSS. A remarcação será permitida “nos casos de não comparecimento do usuário na data agendada ou em que não foi possível a realização do atendimento” na data previamente agendada.

“A perícia médica será remarcada para o local de atendimento inicialmente agendado”, diz o texto.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend