Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 02 de March de 2024
Sistema Floresta

Lula deve anunciar hoje indicação de Flávio Dino ao STF e de Paulo Gonet à PGR

Por Floresta News
Publicado em 27 de novembro de 2023 às 06:19H

Compartilhe:

Expectativa é que os nomes sejam aprovados pelo Senado antes do recesso parlamentar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar, nesta 2ª feira (27.nov), a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, à vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para o comando da Procuradoria Geral da República (PGR). O comunicado deve ocorrer até às 14h, antes do embarque de Lula para Arábia Saudita.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A decisão foi tomada após uma demora inédita do presidente para indicar os nomes, deixando os cargos, antes ocupados pela ministra Rosa Weber e pelo procurador-geral Augusto Aras, vagos por mais de 50 dias. A expectativa é que o Senado aprove as indicações antes do recesso parlamentar, que começa no dia 23 de dezembro.

Dino era considerado favorito para ocupar o cargo no STF desde outubro, quando a ministra Rosa Weber se aposentou. Apesar de ter a confiança de Lula, alguns aliados recomendaram que o presidente indicasse o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para a vaga, sobretudo após as visitas da “Dama do Tráfico” ao governo.

Lula, no entanto, saiu em defesa de Dino, dizendo que o ministro tem sido alvo de “absurdos ataques” que foram “artificialmente plantados”. “Ele [Dino] já disse e reiterou que jamais encontrou com esposa de líder de facção criminosa. Não há uma foto sequer, mas há vários dias insistem na disparatada mentira”, afirmou o presidente.

Em relação à Gonet, Lula chegou a ouvi-lo em setembro, quando também teve encontro com o subprocurador Antonio Bigonha – também considerado para o cargo por ser uma das vozes mais críticas à Operação Lava-Jato dentro do Ministério Público. Segundo os aliados, o nome de Gonet foi pensado em meio ao desejo de Lula de manter uma boa relação com o Judiciário.

Com as informações do SBT

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend