Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 26 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

PCdoB divulga nota sobre o caso Roquevam

Por Paco Martins
Publicado em 14 de janeiro de 2016 às 17:09H

Compartilhe:

logo-pcdobNo momento em os Movimentos Sociais voltam às ruas para barrar mais uma tentativa de golpe na Democracia Brasileira, surgem condenações e processos contra lutadores do povo.

O camarada e lutador social Roquevam Alves foi condenado a 12 anos de prisão por “crimes” cometido ao ocupar a UHT de Tucuruí reivindicando direitos negados há mais de 30 anos à população atingida pela barragens do Rio Tocantins com a construção da Usina, o camarada está sendo penalizado apenas por participar de um movimento social com pautas justas e de interesse de toda a população.

Trata-se de uma condenação política e ideológica que precisa ser repudiada!

O PCdoB reconhece que a atuação de Roquevam é reflexo do compromisso firmado ao longo de sua vida como militante social, sabemos do seu caráter, integridade, do seu compromisso com as causas sociais e responsabilidade com a coisa pública. Sua trajetória de vida é marcada pela luta em defesa da política de reforma agrária e em benefício dos trabalhadores atingidos por barragens, dos agricultores familiares, dos povos e comunidades tradicionais em combate ao latifúndio e toda a forma de agressão ambiental.

Como é de conhecimento geral, a justiça é lenta e ineficiente para atender as necessidades da população. Mas, neste caso, ela foi rigorosa, pois se voltava para a punição de um lutador, que se dedica a lutar pelo interesses dos trabalhadores.

Sabemos do caráter político e ideológico desses processos e condenações, assim como sabemos que o uso do encarceramento como instrumento político para desmobilizar os lutadores e lutadoras de hoje e ontem não é algo novo.

É por isso que nossa solidariedade e repudio se estende a todos os criminalizados, além da condenação de Roquevam Alves, repudiamos a também condenação da companheira Euvanice Furtado e Jorge Veiga. A condenação dos camaradas faz apenas com que nós continuemos lutando por uma nova sociedade.

Confiantes na justiça e no avanço democrático do Brasil estamos atentos aos desdobramentos deste caso, no qual deve prevalecer a justiça com a isenção necessária para reparação de eventuais excessos cometidos.
Partido Comunista do Brasil – Pará

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend