Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 02 de March de 2024
Sistema Floresta

Quase onze mil brasileiros morreram com HIV em 2022

Por Floresta News
Publicado em 01 de dezembro de 2023 às 07:34H

Compartilhe:

Estudo do Ministério da Saúde alerta que um milhão de brasileiros convivem com a Aids

Os números mostram que o HIV no país está longe de ser coisa do passado. Quase onze mil brasileiros morreram em consequência do vírus em 2022, segundo um estudo publicano nesta 5ª feira (30.nov). 

A estimativa é que um milhão de brasileiros convivem com a Aids. Cem mil sequer sabem que estão infectados. Cerca de 30 brasileiros morreram, diariamente, em decorrência da síndrome, no ano passado.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), outro dado alarmante é que entre os mortos, 61,7% são negros e  35,6% brancos. Essa maioria pode ser explicada pela vulnerabilidade da comunidade negra em questões sociais básicas como acesso à saúde e educação.

“Os jovens que estão se infectando são jovens negros. São meninos e meninas, adolescentes, negros e negras. Então, nós temos uma tarefa enorme de diminuir essa desigualdade no Brasil”, afirmou Ethel Maciel, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.

Segundo o levantamento apresentado pelos técnicos do MS, para acabar com a Aids como problema de saúde pública, a Organização das Nações Unidas (ONU) orienta como meta ter 95% das soropositivos em tratamento.

No Brasil, 90% estão diagnosticadas, destes 81%, têm acompanhamento médico. O governo federal afirma que possui os medicamentos necessários para alcançar a meta da ONU. Também anunciou a compra de 4 milhões de unidades de um teste rápido que será oferecido pelo SUS. 

Outra frente no combate à doença é a distribuição de comprimidos para a proteção contra o HIV antes de relações sexuais, as chamadas “preps”.

Para o criador da ONG Amigos da Vida, e ativista na luta contra a Aids, Christiano Ramos, é preciso combinar as formas de prevenção para reduzir os casos no país.

Com as informações do Floresta News – o seu portal de notícias.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend