Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 19 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Seis em cada dez brasileiros não guardam dinheiro, diz SPC Brasil

Por R7
Publicado em 21 de fevereiro de 2017 às 11:01H

Compartilhe:

como-poupar-dinheiro-ganhando-um-salario-minimo-4

Pesquisa realizada pela primeira vez pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), e divulgada nesta terça-feira (21), mostra que 62% dos brasileiros afirmaram em janeiro não fazer qualquer tipo de poupança.

Somente 7% dos entrevistados têm o hábito que é o recomendável, de guardar um valor fixo por mês. Os outros 29% diziam que poupam apenas o que sobra no mês. Sendo assim, apenas quatro em cada dez brasileiros economizam dinheiro.

Entre os poupadores, quem ganha mais consegue poupar mais: 58% dos entrevistados das classes A e B afirmaram ser poupadores habituais.  Já nas classes C, D e E esse patamar cai para 30%.

Questionados sobre poupança feita no mês de dezembro, 75% dos entrevistados disseram que não conseguiram reservar nada da renda. Os 23% que admitiram ter guardado algum valor pouparam, em média, R$ 480,85.

O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro, explica que o desemprego e a queda da renda minaram a capacidade de poupança de muitas famílias.

— A crise econômica certamente tem seu papel no resultado da baixa poupança. Com o crescimento do desemprego, o orçamento familiar tornou-se mais apertado e, em alguns casos, insuficiente até para honrar compromissos já assumidos.

A baixa poupança em um mês de 13º salário, como é o caso de dezembro, evidencia a necessidade de pagamento de contas. Entre os entrevistados, 46% dos poupadores habituais precisaram resgatar economias em dezembro. Os principais motivos foram o pagamento de dívidas e de contas da casa.

Segundo SPC Brasil, o Indicador de Reserva Financeira surge para mostrar a necessidade dos brasileiros na formação de poupança, uma vez que as regras para a aposentadoria estão prestes a se tornarem mais rígidas.

Porém, apenas 17% dos entrevistados disseram que poupa com foco na aposentadoria.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend