Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 26 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Sete em cada dez brasileiros não sabem quanto pagam de impostos

Por R7
Publicado em 28 de maio de 2019 às 11:37H

Compartilhe:

Sete em cada dez brasileiros (74%) não sabem quanto pagam de impostos, segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) divulgada nesta terça-feira (28).

Apenas 26% dos entrevistados afirmam que procuram se informar sobre quanto pagam de impostos ao adquirir um produto ou serviço. PUBLICIDADE

Para estimular a consciência sobre o tema, o CNDL e CDL Jovem promovem o “Dia Livre de Impostos” nesta quinta-feira (30). 

O evento acontecerá pela 13ª vez em 18 estados e no Distrito Federal. Expectativa é de que 10 mil estabelecimentos e 45 shoppings entrem na campanha. Lojistas devem oferecer produtos até 70% mais baratos, sem repassar os impostos ao consumidor final. 

Desde 2013 os estabelecimentos comerciais são obrigados a informar o valor de impostos cobrado por produtos e serviços. 

Desconhecimento de empresários

Ter dúvidas sobre o valor que paga de impostos não é exclusividade do consumidor final. Apenas 22% dos micro e pequenos empresários sabem o percentual de impostos que pagam nas transações comerciais. 

O levantamento mostra que 32% sabem dizer um valor aproximado, enquanto 41% não souberam responder.

Para o coordenador nacional da CDL Jovem, Lucas Pitta, a complexidade do sistema tributário confunde os brasileiros. “O sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos do mundo e uma reforma do modelo de taxação é importante para simplificar esse quadro para os empresários, algo que também melhoraria a vida dos consumidores”, explica Pitta.

Em cada dez micro e pequenos empresários que atuam nos ramos do comércio e serviços, nove (90%) consideram o sistema tributário brasileiro injusto. Exemplo dessa insatisfação é que 65% consideram importante que haja uma reforma tributária no país.

Os consumidores (95%) também consideram que o sistema deveria ser mais transparente. 

Metodologia da pesquisa 

O levantamento ouviu 800 consumidores e 818 empresários. A margem de erro é de 4 pontos percentuais a 95%. 

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend