Por Floresta News
Publicado em 04 de janeiro de 2024 às 09:57H
A partir de janeiro, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social tomará medidas rigorosas para garantir a regularidade dos beneficiários do Bolsa Família. O pagamento do benefício será bloqueado para usuários com Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) irregulares no Cadastro Único (CadÚnico).
O objetivo principal é assegurar que o auxílio seja destinado apenas a quem atenda aos requisitos estabelecidos, promovendo uma distribuição mais justa dos recursos. O bloqueio do benefício ocorrerá nos casos em que o CPF estiver suspenso, cancelado ou apresentar divergência de titularidade na Receita Federal. Além disso, inconsistências de dados no CadÚnico também serão motivo para o bloqueio.
É importante destacar que esse bloqueio não é permanente, pois há a possibilidade de regularização. Os beneficiários terão um prazo de 6 meses para resolver as pendências relacionadas ao CPF. Caso não regularizem a situação nesse período, o benefício poderá ser cancelado definitivamente.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social se compromete a informar as pessoas sobre as irregularidades por meio do aplicativo do Bolsa Família ou da Caixa Econômica Federal, mas também é possível checar a sua situação do CPF da seguinte maneira:
• acesse o site da Receita Federal;
• clique em “Consultar CPF”;
• insira o número do documento e a data de nascimento do titular;
• clique em “Consultar”, gerando o comprovante de situação cadastral do CPF.
Em caso de irregularidades, é preciso atualizar os dados cadastrais. Isso pode ser feito online pelo navegador ou pelo aplicativo do CadÚnico, ou ainda presencialmente em uma unidade da Receita Federal ou em postos conveniados (Correios, Cartórios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal).