Por G1
Publicado em 12 de novembro de 2019 às 06:08H
Mais de 40 milhões de eleitores de 1.700 municípios brasileiros precisam fazer o recadastramento eleitoral pra poder votar na eleição de 2020. Mas parece que muitos não sabem disso.
A biometria começou em 2008 com pouco mais de 40 mil eleitores em apenas três cidades, números que foram aumentando nos últimos anos.
O Tribunal Superior Eleitoral espera que 13 milhões de brasileiros sigam esse exemplo.
Hoje, dos 147 milhões de eleitores, 110 milhões já fizeram a biometria. Para as eleições municipais de 2020, o TSE espera chegar a 123 milhões de eleitores com biometria.
O eleitor tem que procurar o site do TRE para saber quando terá que fazer a biometria.
Mas em algumas cidades esse prazo já acabou e muitos eleitores não fizeram a biometria. É o caso de Itiruçu, na Bahia. O prazo terminou em outubro e 25% dos eleitores não foram aos cartórios.
Os eleitores dessas cidades ainda têm uma chance de garantir a participação na eleição de 2020. É o que explica o TSE.
“Perdendo o prazo da revisão de eleitorado, ou seja, aquele momento que deva comparecer para fazer a coleta biométrica, ainda tem até a data do fechamento do cadastro eleitoral, que no ano que vem deve ser por volta de 6 de maio, oportunidade de comparecer nos cartórios eleitorais e regularizar essa situação”, explicou Ricardo Fiorezi, juiz auxiliar da presidência do TSE.
Agora, quem perder também essa possibilidade, aí não tem mais saída, não vai votar para prefeito e vereadores em 2020. E é sempre bom lembrar: sem o título de eleitor, não dá, por exemplo, para tirar passaporte nem carteira de identidade. E se for servidor público não recebe o salário.
Send this to a friend