Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 26 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Vulcão capaz de gerar tsunami no Brasil entra em alerta

Por Pleno News
Publicado em 16 de setembro de 2021 às 23:52H

Compartilhe:
via Getty Images

Adormecido há décadas, o vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias, levando as autoridades espanholas a acionarem alerta amarelo de erupção. Apesar de estar localizado na costa do continente africano, o vulcão tem chances de causar um tsunami capaz de percorrer distâncias transatlânticas e atingir todas as Américas, incluindo o Brasil.

Em comunicado nesta semana, o MetSul Meteorologia informou que houve um aumento significativo nos movimentos sísmicos da região desde o último sábado (11).

– Nos últimos dias, além de aumentar o volume de movimentos sísmicos, sua intensidade aumentou com abalos que tiveram magnitude superior a 3. A profundidade dos epicentros também diminuiu, em média, de 30 para 12 quilômetros. Só ontem foram mais de 100 tremores e um teve profundidade de apenas 4 quilômetros – detalhou.

Em entrevista ao portal UOL, o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira, explicou que diversos estudos já publicados confirmam que a hipótese do tsnuami transatlântico é “real, e ela aconteceria caso houvesse uma erupção explosiva”.

– Ele [o vulcão] não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima – ponderou.

Estima-se que o tsunami seria capaz de atingir praticamente todos os países banhados pelo oceano Atlântico e que, no Brasil, as regiões mais afetadas seriam Norte e Nordeste. Teixeira ressalta, porém, que não há motivo para preocupação no momento e que, ainda que a hipótese se concretize, as consequências podem não ser graves.

– Se essa possibilidade de erupção ocorrer, não significa que vai ser explosiva; se for, não quer dizer que vai chegar aqui com ondas de oito, dez metros; pode chegar aqui bem menor – explicou.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend