Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 03 de March de 2024
Sistema Floresta

Eletrobras Eletronorte realiza simulados de emergência em Breu Branco

Por
Publicado em 28 de novembro de 2023 às 06:37H

Compartilhe:

Ao contrário dos exercícios anteriores realizados em Tucuruí, os simulados ocorreram na zona rural, no fim de semana

O 1⁰ Simulado de Evacuação de Emergência da Usina Tucuruí reuniu cerca de 550 moradores da zona rural de Breu Branco, no sudeste do Pará, nos dias 25 e 26. O treinamento, organizado pela Eletrobras Eletronorte, atraiu um número expressivo de moradores, considerando que se trata de zona rural com menor densidade populacional.

A atividade foi realizada com moradores da Praia das Crioulas e Fazenda Boa Ventura no sábado (25) e contemplou também as comunidades da Praia do Bola e Região Sul da Praia das Crioulas. Os coordenadores da ação percorreram a região de porta em porta para informar aos moradores sobre a importância do treinamento. As famílias que participaram do simulado na zona rural vivem do extrativismo, coleta de açaí, pesca e agricultura familiar de subsistência.

Com o acionamento das sirenes de segurança, os moradores seguiram para os pontos de encontro, onde foram recebidos pelas equipes de suporte da Defesa Civil, parceiros que ofereceram vários serviços, como distribuição de água, espaço de recreação destinado a crianças com pula-pula e piscina de bolinhas, espaço pet com oferta de ração e água para os animais de estimação, além de brindes distribuídos aos participantes.

Nas ações em Breu Branco ainda foram disponibilizados serviços adicionais, como vacinação contra a gripe (influenza) e testes rápidos de glicemia, HIV, sífilis, hepatite B e C, além de verificação da pressão arterial da população.

A enfermeira Regina dos Santos Silva, que trabalha na Prefeitura de Breu Branco, não mediu esforços para participar das duas ações mesmo durante o fim de semana. “É importante promovermos a saúde da população, principalmente a que está mais distante da cidade, orientando a procurar a unidade de saúde mais próxima para fazer os testes, exames e consultas de rotina”, explicou.

Jocinaldo Rocha Lopes, agente comunitário de saúde, também atuou como voluntário no treinamento de Breu Branco. “Isso para nós significa mais segurança, garantia de como procedermos diante de qualquer sinistro, qualquer evento que possa ocorrer com a represa. Hoje temos esse sistema que nos alerta e nos indica o traçado que devemos fazer numa situação real”, afirmou.

A coordenadora da Defesa Civil de Breu Branco, Cleidiane Rodrigues, fez um balanço do simulado como instrumento de conscientização da população da zona rural. “Foi muito satisfatória, percebemos a participação da população. Foi um trabalho que começamos lá atrás com projetos educativos nas escolas, panfletagem, contato diretamente casa a casa com as pessoas. Então, estamos muito agradecidos com a presença da moradores”, concluiu.

Markle Vieira, da Coordenação Técnica de Operação e Manutenção e Segurança de Barragem e porta-voz da Eletrobras Eletronorte, destacou a importância da realização do simulado também na zona rural. “Nós contemplamos a área da zona rural porque é importante, faz parte da Zona de Autossalvamento (ZAS). Então, esse simulado nada mais é do que um treinamento para que as pessoas da zona rural identifiquem os locais e consigam se deslocar em segurança de sua casa para os pontos de encontro”, disse.

As atividades do Plano de Ação de Emergência (PAE) são preventivas, exigidas pelas leis federais 12.334/10 e 14.066/20, e referentes à Política Nacional de Segurança de Barragens, com realização a cada três anos.

Com as informações da Assessoria de Imprensa da Eletrobrás Eletronorte

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend