Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 18 de April de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Agosto Dourado orienta sobre a importância do aleitamento materno no Pará

Por G1
Publicado em 06 de agosto de 2020 às 11:03H

Compartilhe:
Profissionais de saúde orientam sobre amamentação. — Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) promove a campanha Agosto Dourado, em alusão a importância do aleitamento materno para sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Atualmente é celebrada no início do mês a Semana Mundial de Aleitamento Materno, mas no Pará, devido a relevância do tema, haverá um mês todo de orientação.

Em 2020, o tema escolhido é “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”, já que o leite materno é o alimento mais natural, seguro e renovável que existe. O aleitamento materno é promovido logo após o nascimento do bebê, independentemente do tipo de parto, estimulando também o vínculo afetivo com a mãe.

De acordo com a Sespa, o aleitamento traz inúmeros benefícios à saúde da mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama e de útero. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde é que os bebês recebam exclusivamente o leite da mãe durante os primeiros seis meses de vida.

Programação

Nesta quinta-feira (6) pela manhã, ocorre no auditório da Santa Casa com a apresentação da Comissão de Aleitamento Materno e Doação de Leite Humano e o lançamento da Gincana de Doação de Frascos e captação de doadoras, campanha que seguirá até 9 de setembro.

A tarde será realizada a roda de conversa “Aleitamento materno: necessidade desde o nascimento até aos dois anos de idade”, com temas a serem abordados por profissionais da Sespa, Santa Casa e de Hospitais privados. A transmissão será feita pelo endereço eletrônico.

Também nesta quinta haverá, de 14 às 15h30, a roda de conversa “Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos”, pelo link com participação de técnicas da Secretaria e da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Ministério da Saúde.

Já na sexta-feira (7), ocorre o webinar “Apoiar a amamentação no contexto da pandemia da Covid-19”, tendo como moderadoras Cynara Melo e Vanda Marvão, integrantes do Banco de Leite Humano da Santa Casa.

A programação segue no dia 14, de 10 às 12 horas, com o seminário “Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável”, desta vez com a pediatra Keiko Teruya, integrante do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Paulista de Pediatria e do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, com mediação de Ana Cristina Guzzo. A programação será transmitida pelo link.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend