Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 28 de October de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Campanha incentiva a amamentação no ‘Agosto Dourado’

Por ORM
Publicado em 04 de agosto de 2020 às 04:44H

Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e entidades parceiras à causa da amamentação promovem, a partir desta quarta-feira (05), seminários e eventos alusivos a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM 2020), celebrada anualmente de 1º a 7 de agosto. Este ano, a SMAM vai promover a importância da amamentação para o meio ambiente com o tema “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”. A campanha se amplia para todo o mês, no “Agosto Dourado”, dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento. 

No Pará, a programação começa com o relato de experiência e roda de conversa sobre as memórias da criação do Programa de Apoio ao Aleitamento Materno (Proame) e do manual de aleitamento materno exclusivo no Estado. Sob realização da Sociedade Paraense de Pediatria (SOPAPE), o evento ocorrerá na quarta, de 14 às 16 horas, e pode ser acessados pela plataforma Google Meet (meet.google.com/dat-svna-dvq). A mediação será feita pela médica pediatra Vilma Hutim, da Santa Casa de Misericórdia e atual presidente da SOPAPE.

Na quinta-feira (6), estão programados três eventos. De 09 às 11 horas, haverá o seminário “Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável”, no auditório da Santa Casa, com a apresentação da Comissão de Aleitamento Materno e Doação de Leite Humano e o lançamento da Gincana de Doação de Frascos e captação de doadoras, campanha que seguirá até 09 de setembro.

Durante a tarde, de 14 às 16 horas, também pela SOPAPE, acontece a Roda de Conversa “Aleitamento materno: necessidade desde o nascimento até aos dois anos de idade”, com temas a serem abordados por profissionais da Sespa, Santa Casa e de Hospitais privados. A transmissão será feita pelo endereço: meet.google.com/dat-svna-dvq.

Ainda na quinta, de 14h às 15h30, uma roda de conversa com o tema “Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos”, será realizada pela Sespa e poderá ser acessada pelo link meet.google.com/okt-qdsz-zpc. Esse evento contará com a participação de técnicas da Secretaria e da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), do Ministério da Saúde.

Na sexta-feira (7), acontece o webinar “Apoiar a amamentação no contexto da pandemia da Covid-19”, tendo como moderadoras Cynara Melo e Vanda Marvão, integrantes do Banco de Leite Humano da Santa Casa. O evento será realizado pela Santa Casa e conta com participação de técnicos da Sespa. O link para acesso ainda será divulgado.

No dia 14, de 10 às 12 horas, está programado outro momento do seminário “Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável”, desta vez com a pediatra Keiko Teruya, integrante do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Paulista de Pediatria e do Comitê de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria, com mediação de Ana Cristina Guzzo. O acesso será pelo link https//meet.google.com/bhz-vdtv-rmi.

De acordo com informações divulgadas pelo governo, a programação organizada pela Sespa e parceiros tem o objetivo divulgar as reflexões sobre o aleitamento como um ato ecológico. O tema está alinhado com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda fixada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a ser implementada em todos os países até 2030, em que um dos tópicos destaca os vínculos entre a amamentação e a mudança climática.

Considerado o alimento mais completo para o bebê, o leite materno contém todos os nutrientes necessários para o melhor desenvolvimento da criança, diminuindo a ocorrência de diarreias e infecções, principais causas de morte infantil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam que os bebês recebam exclusivamente o leite da mãe durante os primeiros seis meses de vida.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend