Carregando...
Ao Vivo
Carregando...
Tucuruí, 21 de January de 2021
Sistema Floresta
SBT Ao Vivo

Passageira apresenta sintomas para covid-19 durante triagem no Aeroporto de Belém

Por ORM
Publicado em 31 de março de 2020 às 23:53H

Compartilhe:
A ação preventiva contou com verificação de temperatura, orientações e entrega de folhetos explicativos. (Agência Belém)

A passageira de um voo proveniente de Recife (PE), com escala em São Paulo, desembarcou em Belém nesta terça-feira (31) apresentando sintomas da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ela foi abordada durante ação preventiva da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realizada no Aeroporto Internacional de Belém e, na ocasião, apresentava tosse seca, falta de ar, perda de olfato e paladar.

De acordo com o chefe da Divisão de Drogas e Medicamentos da Sesma, Renato Cavalcante, a mulher, de 24 anos, não teria realizado exames na capital pernambucana e ficou algumas horas na capital paulista até chegar a Belém. “Na chegada, ela relatou que estava com sintomas prováveis da covid-19. Foi realizada a coleta e solicitado a ela que ficasse em casa até o resultado do exame”, informou Cavalcante. A jovem foi encaminhada para avaliação médica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no próprio aeroporto.

Além do voo que passou por São Paulo e teve a cidade de Recife como origem, a ação incluiu abordagem aos passageiros do avião que trouxe um grupo de brasileiros repatriados de Paramaribo, capital do Suriname. Apesar da grande expectativa quanto ao desembarque do grupo de 24 paraenses que estavam no voo da Surinam Airways (SLM), nenhum dos passageiros apresentou sintomas da doença.

Todos eles assinaram um termo de responsabilidade pelo qual garantiram a permanência no isolamento domiciliar. Nenhum caso para covid-19 foi registrado durante a abordagem dos órgãos de vigilância sanitária, que teve a duração de cerca de uma hora. 

Abordagem

Um grupo de dez profissionais – entre enfermeiros, farmacêuticos, técnicos em enfermagem e engenheiros sanitaristas – participou do trabalho de abordagem dos passageiros. A ação preventiva contou com verificação de temperatura, orientações e entrega de folhetos explicativos.

Ao vivo
Floresta 104,7MHz
Carregando...

Send this to a friend